Segurança:blindagem automotiva mais leve inova o mercado brasileiro

Segurança:blindagem automotiva mais leve inova o mercado brasileiro

Eficiência, segurança e tecnologia andam juntas para você? Para o segmento de blindagem, andam sim!

UDura aplicado

Segundo empresas especializadas em blindagem automotiva, a procura por esse tipo de serviço no Brasil quadruplicou na última década. Com o aumento da demanda, novas tecnologias surgem no mercado, como  UDura, uma manta para proteção de veículos que garante nível III-A de segurança — o de maior resistência autorizado pelo Exército para uso civil. O composto trata-se de um tecido de aramida e carbono com tecnologia exclusiva unidirecional até nove vezes mais resistente que outros compostos e 20% mais leve que as mantas de aramida convencionais.

DSCN1208

Patenteado no Brasil e único no mundo, o UDura serve para revestir as partes opacas da lataria do carro, substituindo o uso das chapas de aço, que chegam a 3 mm de espessura e adicionam 300 kg ao total do veículo. Compostos de aramida são uma espécie de tecido mais leve e resistente que o aço, agregando pouco peso total ao do revestimento. Na vanguarda desses compostos, a tecnologia unidirecional tende a diminuir mais ainda esse peso, que chega a cerca de 180 kg, com qualidade e segurança superiores.

“Mesmo com as mantas de aramida, muitos compostos ainda precisam do aço nas dobras, o que não ocorre com o UDura. A tecnologia unidirecional que aplicamos nele se encaixa em todo o veículo como uma peça única, reduzindo o peso da blindagem da parte opaca em até 20%, com a mesma segurança nível III-A dos concorrentes, uma cobertura maior de proteção e dez anos de garantia”, explica Fábio Santos, sócio-diretor da SER Glass, empresa fabricante do composto.

DSCN1196

Outro ponto importante na nova tecnologia unidirecional é a dissipação da energia em caso de colisão. Nos modelos atuais, a gaiola onde ficam os passageiros recebe boa parte do impacto, pela rigidez dos materiais empregados na blindagem. “Por ser unidirecional, o UDura dissipa energia pelo veículo, reduzindo muito esse impacto internamente. É algo totalmente inovador”, afirma Fábio Santos.

Brasil lidera ranking de blindagem

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de blindagem automotiva. De acordo com empresas especializadas do setor, mesmo com queda de 20% com relação ao ano anterior, em 2015 cerca de vinte mil novos veículos blindados entraram em circulação no País, trazendo investimentos em aprimoramento e novas tecnologias.

DSCN1215

O valor para blindar veículos ainda é alto, o preço de um carro popular.  O nível III-A, o mais procurado e seguro do mercado, se inicia em cerca de 40 mil reais. “Pelos altos índices de violência urbana, as pessoas preferem ter a tranquilidade de colocar suas famílias dentro de um ambiente seguro, às vezes comprando um carro com um valor menor para poder investir em blindagem. Nós procuramos inovar e trazem novas tecnologias para garantir mais segurança, menor custo e conforto aos passageiros”, coloca Fábio Santos.

DSCN1217

Super Top Motor visitou a fabrica em São Bernardo do Campo para conhecer de perto a tecnologia de fabricação, resistência e a leveza do UDura.

DSCN1218

Para fechar o ciclo e ter a certeza do índice do mercado, consultamos a empresa Alug rent a car, fundada em 2007, líder no segmento de locação e traslado de executivos em veículos com blindagem nível III-A e a resposta confirmou tudo que vimos: “A procura pelos blindados nos últimos meses cresceu e a tendência é de crescer ainda mais nesse ano. Com a crise e o crescente índice de criminalidade urbana, o veiculo blindado deixou de ser um luxo e tornou-se uma necessidade”, comentou o representante da Alug.

 

Texto: Flávio Verna

Fotos: Flávio Verna/SER Glass/GR Blidados

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares