COOPER STANDARD investe em expansão da unidade fabril de Atibaia/SP

COOPER STANDARD investe em expansão da unidade fabril de Atibaia/SP

cooper

A unidade da Cooper Standard, referência em sistemas de vedação para a indústria automotiva, instalada em Atibaia, SP, segue focada em seu crescimento contínuo. Após transferir a sua linha de vedação da unidade mineira para o interior paulista, o que ocasionou no aumento de cerca de 30% da sua capacidade produtiva, com o mesmo índice de geração de oportunidades de trabalho, a Cooper Standard Atibaia prepara-se agora para receber uma nova linha, dessa vez voltada à fabricação de sistemas antivibração (AVS).

O investimento está estimado em cerca de R$ 20 milhões de reais, e foca na produção de coxins, componentes que tem como objetivo o controle de vibração do motor e a otimização de ruído do veículo, outrora produzidos apenas nas unidades norte-americana, europeia e asiática da companhia.

“Acreditamos que estamos ainda no início do projeto, mas, de fato, nosso plano é expandir ainda mais, fornecendo para cada vez mais montadoras e consolidando o trabalho da nossa companhia no mercado automotivo”, declara o diretor geral para a América do Sul, Jürgen Kneissler.

A companhia iniciou suas atividades com a construção da primeira fábrica no país em 1995, localizada na cidade de Varginha (MG). Com atuação na divisão Sealing, a unidade recém-construída deu início aos testes da linha de produção e no ano seguinte desenvolveu seu primeiro projeto para o fornecimento do sistema de vedação para o automóvel Fiat Palio, lançado na época.

Em 2002, a Cooper Standard iniciou as atividades ligadas à planta de Camaçari (BA), que opera dentro da unidade da Ford, para a produção de peças da divisão Fuel and Brake. Atualmente, mais duas outras operam pelo Brasil, nas cidades de Atibaia (SP) e Varginha (MG), contabilizando 1775 colaboradores responsáveis pela produção de componentes automotivos para as principais montadoras do país.

Entre os principais produtos da companhia estão as guarnições de porta e porta malas, produzidos pela divisão Sealing, e os tubos de freio e combustível, desenvolvimentos pela Fuel and Brake. Enquanto a primeira produz cerca de 25,5 milhões peças anualmente nas plantas de Varginha e Atibaia, a segunda é responsável pela produção de 5,9 milhões unidades por ano.

A Cooper Standard é reconhecida pelo mercado de autopeças como pioneira na tecnologia em termoplásticos, técnica que possibilita que as aplicações de vedação em plástico sejam mais eficientes, ecológicas e funcionais. Além disso, a empresa possui diversas certificações, como ISOs de qualidade e meio ambiente. Para se ter uma ideia, nos últimos 15 anos foram investidos cerca de R$ 3 milhões em um laboratório próprio, considerado um centro de homologação autossuficiente.

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário