Segurança: normas gerais do Código de Trânsito Brasileiro

Segurança: normas gerais do Código de Trânsito Brasileiro

slide001

No capítulo III do CTB são informadas as regras gerais para auxiliar na segurança de todos que fazem parte do trânsito. Se nos atentarmos para essas informações, podemos contribuir para um ambiente mais seguro.

Esse capítulo do código de trânsito aponta como o pedestre e os condutores de veículo devem se comportar, cuidados com os veículos antes de utilizá-los e cuidados que o condutor deve ter com os outros veículos na via.

Mas primeiramente o código de trânsito nos informa que devemos nos privar de qualquer ato que possa gerar perigo ou obstáculo para o trânsito. Como, por exemplo, não jogando objetos na pista.

Alguns exemplos do capítulo III do CTB:

CUIDADOS QUE O PROPRIETÁRIO DEVE TER COM O VEÍCULO

Antes de iniciar uma rota, assegurar que os equipamentos de uso obrigatório estejam ok e que o veículo esteja abastecido.

CUIDADOS QUE O CONDUTOR DEVE TER COM OS OUTROS VEÍCULOS NA VIA

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

  1. No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
  2. No caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
  3. Nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.

SITUAÇÕES ÀS QUAIS PEDESTRES E CONDUTORES DEVEM PRESTAR ATENÇÃO

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Fique atento ao Código de Trânsito Brasileiro. Além de saber o que você pode ou não fazer para não receber uma multa, ele também o auxilia a evitar situações de risco de acidente.

Sem Comentários

Insira um Comentário