Fórmula 1: mudou a fórmula de classificação da largada

Fórmula 1: mudou a fórmula de classificação da largada

MONTMELO, SPAIN - MAY 12:  Nico Rosberg of Germany and Mercedes GP leads the field into the first corner at the start of the Spanish Formula One Grand Prix at the Circuit de Catalunya on May 12, 2013 in Montmelo, Spain.  (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Mudou! Será que vai funcionar? Pois bem, o Grupo de Estratégia da Fórmula 1 aprovou, por unanimidade, a reformulação do formato da qualificação dos GPs já na temporada 2016. O formato baseia-se em um sistema de eliminação, o que significa que o piloto mais lento será eliminado num determinado momento da classificação.

A qualificação permanecerá como uma sessão de uma hora, dividida em três partes, mas os pilotos devem estar em pista até serem eliminados.

A Q1 vai agora durar 16 minutos e depois de 7 minutos, o piloto mais lento terá de abandonar a sessão. A cada 90 segundos, o piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até que restem apenas 15 pilotos em pista.

Depois de uma pequena pausa, o Q2 terá início, com duração de 15 minutos e com o piloto mais lento eliminado após 6 minutos. Como na Q1, o piloto mais lento será eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até que restem 8 pilotos.

O Q3 vai durar 14 minutos e o processo será repetido novamente com o mais lento a ser eliminado depois de cinco minutos.

Os próximos 5 pilotos serão eliminados em intervalos de 90 segundos deixando os dois pilotos que restem a lutarem pela pole-position nos últimos 90 segundos.

A alteração terá agora de ser ratificada pelo Conselho Mundial de Automobilismo, o que deverá acontecer na próxima reunião a 4 de março.

Entenda a nova fórmula:

1
– 16 minutos de duração;
– Após 7 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeirada; – sete pilotos eliminados, 15 avançam para a Q2.

Q2
– 15 minutos de duração;
– Após 6 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeirada;
– sete pilotos eliminados, oito avançam para a Q3.

Q3
– 14 minutos de duração;
– Após 5 minutos, o piloto mais lento é eliminado;
– O piloto mais lento é eliminado a cada 90 segundos, sucessivamente, até à bandeira de xadrez;
– 2 pilotos em pista nos 90 segundos finais que lutarão pela pole-position.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário