Cuidado: lama na placa e nas luzes do veículo causam multas

Cuidado: lama na placa e nas luzes do veículo causam multas

rodas-de-carro-na-lama-42778833

Em época de chuva, é comum identificarmos pessoas que trafegaram com seu veículo em vias sem pavimentação – isto devido aos lamaceiros nela existentes que acabam por impregnar na carroceria do veículo. Essa sujeira pode impactar tanto na estética do automóvel como no seu bolso e em pontos para sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Pior, pode virar um risco à segurança.

Isso porque essa sujeira pode obstruir a visibilidade das placas de identificação do veículo. De acordo com o art. 230, VI, a falta de legibilidade das placas de identificação é considerada infração gravíssima, implicando multa de R$ 197,54 e 7 pontos na carteira.

hqdefault

Essas sujeiras podem obstruir tanto a iluminação dos faróis dianteiros quanto das lanternas traseiras, trazendo risco para a segurança no trânsito de diversas formas, como pela falta de visibilidade das sinalizações luminosas que demonstram o comprimento e largura do automóvel, confundindo os demais motoristas – por aparentar ser outro veículo ou não ser perceptível à noite ou em locais de baixa iluminação. Quando o farol for requisitado pelo motorista, será ineficiente, pela obstrução do fluxo luminoso.

Esses alertas não se restringem apenas aos veículos da categoria leve. Valem também para os veículos pesados. Ao longo de trabalhos em canteiro de obras ou área rural, caminhões vira e mexe rodam sobre vias sem pavimentação.

hqdefault (1)

Sendo assim, esteja sempre atento às condições de limpeza das placas de identificação e também do sistema de iluminação do seu automóvel. Dessa forma, você evita maiores riscos contra a sua segurança e a dos demais motoristas, além de poupar seu bolso das multas.

Sem Comentários

Insira um Comentário