Mercado: vendas de automóveis e comerciais leves importados seguem em queda em fevereiro e registram redução de 44% nas vendas na comparação com fevereiro de 2015

Mercado: vendas de automóveis e comerciais leves importados seguem em queda em fevereiro e registram redução de 44% nas vendas na comparação com fevereiro de 2015

 

 

image002

 

O mês de fevereiro não registrou reação do mercado de carros importados que registrou nova queda nas vendas. Foram emplacados 2.871 veículos e comerciais leves no mês que teve 20 dias úteis, considerando o período do Carnaval. Esse resultado é 44% menor do que as 5.128 unidades emplacadas em fevereiro do ano passado e representa queda de 21,8% no comparativo ao desempenho de janeiro de 2016.

Os 521 emplacamentos de veículos das marcas associadas da ABEIFA que já produzem no Brasil também apresentou queda de 18,1% em relação ao mês de fevereiro de 2015, quando foram comercializadas 636 unidades e foi 17,8% menor do que janeiro, com 634 emplacamentos.

Na soma de emplacamentos de importados e produção nacional, os resultados foram 41,2% menores na comparação com fevereiro de 2015 e 21,2% menores do que os emplacamentos de janeiro deste ano.

“Seguimos a mesma tendência de queda do setor automotivo como um todo. O mercado total no primeiro bimestre de 2016, que inclui as vendas das associadas da ABEIFA e das demais marcas que atuam no mercado brasileiro registrou vendas de 291.767 unidades, uma queda de 31% no comparativo com o mesmo período do ano passado.”, informa Marcel Visconde, presidente da entidade. “Mesmo levando em conta que tivemos os feriados de Carnaval, o desempenho ainda reflete retração na intenção de compra dos consumidores, que não recuperaram a confiança na retomada da economia”, completa o líder setorial.

Marcel Visconde, presidente da ABEIFA

Marcel Visconde, presidente da ABEIFA

A Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores já definiu a composição da chapa única que deverá assumir a gestão da entidade nos próximos dois anos (abril de 2016 a abril de 2018). A eleição ocorrerá na sede da entidade, no bairro do Itaim, em São Paulo, no dia 15 de março.

1425063082259

A chapa, formada por consenso entre os executivos das empresas associadas, propõe para o cargo de presidente da entidade José Luiz Gandini, empresário que comanda as operações da Kia no Brasil. Para a vice-presidência foi indicado Luis Rezende, executivo que preside a Volvo Cars do Brasil. Esse será o quinto mandato de Gandini como presidente da entidade e a primeira vez que Rezende participa da diretoria da ABEIFA.

O atual presidente da ABEIFA, Marcel Visconde, já havia informado aos demais membros da entidade que não concorreria à reeleição quando assumiu o posto em abril de 2014. Visconde ocupa função diretiva na entidade desde 2012, pois foi vice-presidente no mandato 2012/2014.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário