Umicore comemora 25 anos de sua fábrica e a marca de 47 milhões de catalisadores produzidos no Brasil

Umicore comemora 25 anos de sua fábrica e a marca de 47 milhões de catalisadores produzidos no Brasil

fabrica_americana_1

Com mais de 200 anos de história no mundo e pioneirismo na área de tecnologia de materiais e sustentabilidade, a multinacional belga Umicore, referência no desenvolvimento de catalisadores automotivos, comemora 25 anos de sua planta, na cidade de Americana, interior de São Paulo. A unidade de catalisadores automotivos chegou ao País em 1991 para atender ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) e contribuir com o desenvolvimento da indústria automotiva, evitando a emissão de milhões de toneladas de poluentes na atmosfera.

Até 1991, os veículos brasileiros saiam das linhas de produção sem catalisador, que é responsável por transformar até 98% dos gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Para ter uma ideia, a emissão média de CO (Monóxido de Carbono) por veículo antes do PROCONVE era acima de 54 g/km e atualmente é 0,3 g/km. Este resultado é fruto da intensa cooperação entre montadoras, fornecedores de sistemas de controle de motor e da Umicore, que permitiu a redução nas emissões mesmo com o aumento da frota de veículos.

fabrica_americana_2

Com 249 mil metros quadrados de área total e 10 mil metros de área construída, a planta do interior paulista iniciou as suas operações atendendo a Fiat e a Autolatina, joint venture formada entre a Ford e Volkswagen nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996. Em 25 anos, a empresa produziu cerca de 47 milhões de catalisadores para o setor original e da reposição, refletindo a confiança do mercado na fabricante.

“Completar bodas de prata no Brasil é motivo de muita alegria, especialmente para o time que acompanhou a instalação da empresa em Americana desde o início. Temos orgulho da história da companhia no Brasil, que contribui com o avanço tecnológico da indústria nacional e mundial e, acima de tudo, produz materiais de alta tecnologia que melhoram a qualidade de vida e saúde da população”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

A fábrica de catalisadores da Umicore abriga o único Centro Tecnológico de Emissões Veiculares (CTEV) para o desenvolvimento local de catalisadores automotivos da América Latina, que atende a projetos de montadoras e empresas de autopeças de dentro e fora do País. Com equipamentos de última geração, a estrutura foi instalada em 1992 e foi ampliada para auxiliar as fabricantes a atingir as metas do PROCONVE e produzir veículos mais limpos.

O CTEV também pretende apoiar os clientes a atender as metas de eficiência energética do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). Com investimento de 10% do seu faturamento em P&D, o foco da Umicore na América Latina é oferecer tecnologias eficientes para diminuir as emissões com baixo custo.

A multinacional belga possui cerca de 40 prêmios das principais montadoras de veículos instaladas no Brasil, incluindo reconhecimentos globais. E isso confirma a confiança do mercado na empresa.

A exemplo de suas práticas mundiais, a Umicore assume o compromisso de proporcionar suporte às comunidades de entorno de sua planta em Americana, realizando atividades e eventos que contribuam com a qualidade de vida, lazer e cultura das pessoas. A empresa excedeu a marca de 12 anos sem acidentes com afastamento, o que demonstra forte compromisso com a sociedade e bem estar de seus colaboradores.

Sem Comentários

Insira um Comentário