Novidade: motor PureTech 1.2 l 3 cilindros flex no novo Peugeot 208

Novidade: motor PureTech 1.2 l 3 cilindros flex no novo Peugeot 208

Novo Motor 1.2 Pure Tech - Peugeot 208

A PSA Peugeot Citroën estreia no mercado brasileiro o seu novo motor PureTech 1.2l aspirado de 3 cilindros Flex no Novo Peugeot 208, que tem o início de sua produção em série hoje, em sua fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.

A motorização PureTech é uma das mais sofisticadas do Grupo PSA. Em 2015, em Stuttgart, na Alemanha, a sua versão Turbo ganhou o Prêmio de “Motor do Ano” na categoria dos motores com cilindrada entre 1l e 1.4l  (“The International Engine of the Year Awards”).  A versão enviada ao Brasil, agora transformada em Flex, é fabricada em Trémery, na França.

Seu tamanho compacto, peso reduzido e materiais inovadores de baixo atrito são fatores essenciais na sua bem-sucedida busca por desempenho, economia e baixo nível de emissões. Menor e naturalmente aspirado de 3 cilindros, ele reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em média em cerca de 20% em comparação com alguns motores de 4 cilindros de potência equivalente, segundo testes internos da PSA.

Novo Peugeot 208 2017 (2)

Esse motor possui tecnologia de última geração, com foco em economia de combustível e redução das emissões de poluentes. Aqui, destacam-se as 4 válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (split cooling) e coletor de escapamento integrado no cabeçote.

Este projeto de desenvolvimento, que envolveu a sua conversão para um motor flex, levou 3 anos e envolveu uma equipe de 150 profissionais, nos Centros de Desenvolvimento de Porto Real e São Paulo, bem como no de La Garenne, na França.

Para o funcionamento com o etanol, a sua taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1; o sistema de partida a frio funciona com aquecimento de combustível no injetor (eliminando o reservatório de combustível chamado de “tanquinho”); o conjunto pistão-anéis foi reforçado com a utilização de injetores de óleo fundo de pistão; as válvulas e sedes foram reforçados; e foram instaladas velas especiais.

Novo Peugeot 208 2017 (3)

Abastecido com 100% de etanol, o Novo 208 com esta motorização 1.2l de 3 cilindros alcança a potência máxima de 90 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 127 Nm a 2.750 rpm. Quando o Novo Pegeot 208 chegar a redação de Super Top Motor, faremos uma avaliação completa do modelo e descobriremos se ele é isso tudo aí! É esperar para ver!

 

Sem Comentários

Insira um Comentário