Cidadania:: Ford Bahia promove palestras de engenharia automotiva para universitários baianos

Cidadania:: Ford Bahia promove palestras de engenharia automotiva para universitários baianos

Ford Brasil Fotos Content Factory Planta de Camaçari - BH Externas novembro/2011

A Ford leva sua experiência para dentro das universidades com o objetivo de estimular inovações no meio universitário. Detentora de patentes de tecnologias avançadas no setor automobilístico, a empresa disponibiliza engenheiros do seu Centro de Desenvolvimento do Produto para a realização de palestras na Escola Politécnica da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Os temas abordam diferentes setores da engenharia e informações sobre suas áreas de atuação dentro da indústria automotiva. Em formato de debate e workshops, os palestrantes também aproveitam estes eventos para passar sua experiência sobre carreira profissional e o mercado de trabalho na engenharia automotiva.

A programação prevê nos meses de abril e maio palestras sobre Desenvolvimento de Carroceria, Motores e Transmissão, Reciclabilidade, Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento do Produto. As palestras na UFBA são às segundas e quartas-feiras, com início às 8h50 e duração de 1h30.

A

Iniciada em 2003, a parceria da Ford com a UFBA teve foco, inicialmente, nos projetos Baja e Biodiesel. Desde o início do projeto, cerca de 400 estagiários das universidades parceiras tiveram a oportunidade de trabalhar por um período de dois anos na Ford, sendo a maioria deles efetivada no Complexo Industrial da empresa, em Camaçari. O programa também trouxe uma boa troca de informações entre a Ford e a Universidade, com visitas guiadas de alunos às instalações fabris e palestras de especialistas no campus.

Primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919, e uma das maiores do mundo, a Ford é considerada uma referência global em engenharia e mantém um dos seus centros de desenvolvimento no País. A Universidade Federal da Bahia, uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil, atua desde 1946 na formação de recursos humanos altamente qualificados em diversas áreas da engenharia.

“A parceria da Ford com a UFBA e outras universidades é fundamental para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Ela nos permite melhorar o nível da educação dos universitários e prepará-los melhor para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, diz o gerente geral de Desenvolvimento do Produto e Powertrain da Ford, Nilton Otsuzi, responsável pela parceria. Segundo ele, este é mais um exemplo da filosofia de trabalho da Ford em conjunto com grandes universidades do País, tanto para o desenvolvimento de projetos como para o aprimoramento de recursos humanos.  

TecnologiaAntirruído

Outra ação da Ford na UFBA foi o Dia de Recrutamento, realizada em março. O evento teve como objetivo identificar candidatos em potencial para a área de Desenvolvimento do Produto da fábrica de Camaçari, que passaram por entrevistas com gerentes, supervisores e especialistas de RH, além de dinâmicas e testes. O programa, iniciado em 2005, já ocorreu também em outras instituições da Bahia e do Brasil, como a UNIFACS, Universidade Federal da Paraíba e PUC de Minas Gerais.

Sem Comentários

Insira um Comentário