Juan Manuel Fangio é o melhor piloto da história, aponta estudo inglês

Juan Manuel Fangio é o melhor piloto da história, aponta estudo inglês

_64019434_juan_fangio_getty464

Afinal, quem foi o melhor piloto da história da Fórmula 1? Pergunta difícil de se responder. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Sheffield respondeu a pergunta acima: Juan Manuel Fangio.

Alain Prost, o segundo colocado

Alain Prost, o segundo colocado

O estudo foi realizado e coordenado pelo professor Andrew Bell que decidiu introduzir a ciência na análise – um modelo estatístico – que elaborou um ranking que avaliou a “importância relativa dos efeitos da equipe e do piloto”. Ou seja, muitas vezes os melhores pilotos são os que têm melhores carros, por isso é preciso separar as duas partes.

Michael Schumacher, o terceiro

Michael Schumacher, o terceiro

Assim, o argentino Juan Manuel Fangio foi, segundo este estudo, o melhor da história do automobilismo, mais precisamente, da Fórmula 1. Em segundo lugar surge Alain Prost e no terceiro Michael Schumacher, se for considerada apenas a primeira passagem pela Fórmula 1, antes do retorno para a Mercedes (com os dados dos anos na escuderia alemã cai para o nono posto).

Jim Clark, o quarto

Jim Clark, o quarto

O “Top Five” fica completo com Jim Clark e Ayrton Senna. Fernando Alonso é sexto. Ainda assim, o resultado mais estranho é mesmo a presença de Christian Fittipaldi (nunca venceu qualquer corrida na F1) no 11º lugar à frente de Lewis Hamilton, tricampeão do mundo.

51180527_senna_165221c

Senna aparece apenas na quinta posição

Andrew Bell debruçou-se sobre esse caso específico, lembrando que Niki Lauda, por exemplo, nem sequer aparece no top-100! “Se esses pilotos tivessem corrido em equipes diferentes, seus legados poderia ter sido bem diferentes”, explica.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário