Doutores da Alegria oferece curso para formação de palhaços profissionais

Doutores da Alegria oferece curso para formação de palhaços profissionais

 

doutoreslogo

 

A Escola dos Doutores da Alegria, sediada no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), recebe inscrições gratuitas para o curso “Palhaço Interventor” até o dia 30 de abril. Realizada em parceria com o Ministério da Cultura, a atividade tem foco na atuação do palhaço em hospitais e ambientes adversos.

O curso é destinado a artistas e palhaços profissionais (com DRT) ou estudantes já introduzidos na linguagem, maiores de 18 anos. Tem duração de seis meses, com uma aula semanal na sede paulistana dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros) e uma aula quinzenal no hospital, orientada por artistas formadores da Escola. Além disso, haverá uma demanda de atividades como fora dos dois ambientes, como criação de cenas e elaboração de relatórios.

doutores

A proposta é criar um espaço de experiência e treino, desenvolvendo a capacidade criativa do artista a exercer a linguagem do palhaço de forma engajada, em relação direta com o público, aprendendo a fazer escolhas a partir de seu olhar e escuta diante da realidade dada pelas circunstâncias. O edital do curso está disponível no site oficial da ONG.

“Palhaço Interventor” prevê atividades em sala de aula e na prática, no hospital. Parte do princípio de que esta linha de atuação fortalece e refina o artista, o instrumentalizando a usar suas habilidades ou a prescindir delas de acordo com a situação dada. A proposta é construir um processo de aprendizagem em conjunto, que desenvolva artistas autorais e atentos às questões contemporâneas.

São 12 vagas disponíveis, a serem preenchidas por processo seletivo. Para participar é necessário enviar currículo, carta de interesse e duas fotos, uma de palhaço e outra sem caracterização para o e-mail cursos@doutoresdaalegria.org.br com o assunto “O Palhaço Interventor”. As demais etapas do processo incluem participação em uma oficina de jogo e entrevista.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 24 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar relações humanas em hospitais. Além das visitas contínuas, entre suas atividades destacam-se a formação, a ampliação do acesso à cultura e a geração de conteúdo para a sociedade. O trabalho da ONG, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas.
A Escola dos Doutores da Alegria se vale de princípios do palhaço – o jogo, o olhar, a escuta, o aprendizado mútuo – para atuar na formação de públicos diversos em todo o território nacional, desde voluntários de grupos semelhantes a profissionais que queiram exercitar a criatividade. Os elementos fundamentais da metodologia da Escola levam em conta a experiência que Doutores da Alegria tem no hospital: o olhar, a escuta e a percepção de si e do outro são valores e princípios que regem a prática do trabalho. A experiência, a repetição e o treino constantes são partes inerentes a essa metodologia que tem a observação como fonte de inspiração.

DOUTORES DA ALEGRIA – CURSO GRATUITO

Nariz-plus

“O PALHAÇO INTERVENTOR”

Inscrições até 30 de abril de 2016.

Aulas: de 07 de julho a 15 de dezembro de 2016.

Mais informações: (11) 3061-5523 | cursos@doutoresdalegria.org.br

Local: Escola dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73, Pinheiros). São Paulo (SP).

 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares