“Volkswagen Junior Masters”, o torneio para jovens talentos boleiros

“Volkswagen Junior Masters”, o torneio para jovens talentos boleiros

ViewImage (2)

De hoje a domingo (13 a 15/5) será realizada em Paris, na França, a quarta edição do torneio de futebol masculino Sub-13 “Volkswagen Junior Masters” (para jogadores com idade igual ou menor de 13 anos), promovido pelo Grupo Volkswagen com o objetivo de incentivar novos talentos do esporte. O Brasil será representado no torneio por um time de 14 jovens da cidade de São Carlos (SP) – onde está localizada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil.

Os jovens participam do projeto “Mais que Futebol”, que é promovido atualmente pela ADESM (Associação Desportiva do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos), com apoio da ONG Terre des Hommes Alemanha e patrocínio do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen. O projeto, criado em 2013 pelo programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, concluído em 2014 no Brasil, promove o esporte como instrumento sociopedagógico e de desenvolvimento da cidadania, atendendo crianças e adolescentes de bairros periféricos.

Acompanhados de dois técnicos, os garotos embarcarão para a capital francesa, onde disputarão o campeonato contra 20 times dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Arábia Saudita, África do Sul, Cazaquistão, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, México, Rússia, Senegal, Suíça e Turquia.

“Recebemos o convite com muito entusiasmo, pois trabalhamos forte para ser um time competitivo e é uma oportunidade única para os meninos, tanto no futebol como no aspecto cultural também, uma vez que a maioria dificilmente teria uma oportunidade como esta. O time tem total capacidade técnica para competir de igual para igual com os demais times”, disse Rogério Pereira, presidente e coordenador da ADESM. Segundo Rogério, o time ficou entre os oito primeiros colocados no campeonato estadual Sub-13, inclusive conta com três jovens que disputarão o campeonato estadual pelo time Inter de Limeira.

ViewImage (1)

Há quatro anos na ADESM, o primeiro volante do time, Camael Roberto Schiavoni, está bastante ansioso, já que também se trata de sua primeira viagem para fora da cidade de São Carlos. Como todo menino que joga futebol, Camael é fã do craque Neymar Jr., jogador no qual se espelha. “Meu sonho é ser jogador profissional e jogar em um grande clube, como o Neymar. Quero também poder ajudar minha família, que me apoia muito neste sonho. Estou muito feliz, com um pouco de medo de andar de avião, mas tenho certeza que será uma viagem inesquecível”, disse.

Já o lateral direita, Gustavo Tadeu, que está no time desde 2015, não acreditou quando soube que iria participar do Volkswagen Junior Masters. “A responsabilidade é grande, mas estamos preparados e queremos fazer o nosso melhor lá, representando o Brasil”, disse o garoto, que sonha em jogar no famoso time espanhol, Real Madrid. Sua mãe, Clarice Tadeu, dá total apoio ao sonho do jovem atleta: “Estou certa de que esta é uma oportunidade única na vida do meu filho. Estou muito feliz por ele, pois esta viagem também contribuirá muito com a formação pessoal e cultural dele. Ficaremos aqui na torcida por ele e por todo o time”.

O time de São Carlos embarcou para a França ontem (12/5) e durante o campeonato permanecerá no Centro de Treinamento da seleção francesa, em Clairefontaine, perto de Paris. Já nesta sexta-feira, realizarão o seu último treino antes do início do torneio, que terá a duração de dois dias, sábado e domingo (14 e 15/5). Para saber mais sobre o Volkswagen Junior Masters 2016, acesse: “www.juniormasters.com“.

“A Volkswagen, através do Junior Masters, incentiva a prática do esporte sob uma perspectiva social e de desenvolvimento da comunidade por meio dos nossos jovens, e também contribui para a descoberta e a formação de novos talentos”, disse o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” foi promovido em 2013 e 2104 no Brasil pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen em parceria com a ONG Terre des Hommes Alemanha, com apoio da Volkswagen. Nesses dois anos, o programa beneficiou 94.359 pessoas diretamente; estima-se que indiretamente, o programa tenha beneficiado mais de 490 mil pessoas.  O “A Chance to Play” lançou 12 projetos inéditos, em janeiro de 2013, nas regiões das quatro fábricas da Volkswagen no Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais). Os projetos utilizavam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e cultura de paz. Entre esses 12 projetos estavam o “Mais que Futebol”.

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” foi patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen por meio de doações voluntárias dos empregados, realizadas em nível global. As arrecadações foram feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais. Com isso, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

Sem Comentários

Insira um Comentário