Lançamento: Novo Citroën C3 PureTech 1.2 traz economia e tecnologia

Lançamento: Novo Citroën C3 PureTech 1.2 traz economia e tecnologia

C3_BAIXA-46

O Citroën C3 entra na era do downsizing e passa a combinar seus atributos de compacto Premium com o novo motor PureTech, que segundo a marca francesa é o mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A grande sacada do do novo C3 é o motor flex, com 1,2 litro e três cilindros, torna o C3 ainda mais adequado para uso nas grandes cidades, mantendo os atributos de desempenho e conforto que consagraram o C3 ao longo de sua trajetória no mercado nacional. O preço é ainda muito: a partir de R$ 46.490,00 a versão básica.

C3_BAIXA-62

Mais econômico, com menor emissão de poluentes e igualmente ágil nas cidades e estradas, o motor PureTech 1.2l FLEX substitui o motor de 1,5 litro Flex nas versões Origine, Attraction e Tendance, dando sequência à estratégia de downsizing (que prevê motores menores e mais eficientes) iniciada com sucesso no sedã C4 Lounge. Visualmente, a única alteração nos novos Citroën C3 com o novo motor é a aplicação do selo “PURETECH” na tampa traseira, abaixo da lanterna esquerda.

C3_BAIXA-26

Beneficiado por tecnologias de última geração – como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor (elimina o “tanquinho”), duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros -, o novo motor PureTech 1,2l Flex tem o melhor nível de consumo entre os motores existentes no mercado. Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modeloaté 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.

C3_BAIXA-41

Com o novo motor, o C3 também ganha em agilidade no trânsito urbano, graças à sua ampla disponibilidade de torque – 127 Nm a 2.750 rpm – e potência – 90 cv a 5.750 rpm. Um modelo que conquista pela economia no dia a dia urbano, mas que surpreende pelo comportamento dinâmico e desempenho na estrada. Uma importante evolução para atender a um consumidor cada vez mais racional e atento aos custos de utilização de seu veículo. “Equipamos nosso C3 com um motor que é reconhecido internacionalmente por sua alta tecnologia e eficiência energética. Além disso, estamos oferecendo um pacote de serviços diferenciado e exclusivo, que tornará o modelo um dos mais competitivos de seu segmento”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

 C3_BAIXA-31

Por se tratar de um motor que alia bom desempenho e baixo consumo em iguais proporções, o PureTech 1,2 litro 3 cilindros FLEX proporciona maior agilidade no tráfego urbano e prazer ao dirigir ao modelo. Tudo isso com o atributo de ter o menor nível de consumo de combustível entre os motores de três cilindros já existentes no mercado nacional.

Graças à redução de peso, à diminuição do número de peças móveis e à menor existência de atritos no funcionamento do motor, o PureTech 1,2l Flex proporciona apreciáveis economia de combustível e diminuição de emissões em relação ao motor anterior – dependendo do parâmetro, essa redução pode chegar a até 32% em trânsito urbano.

No Citroën C3 PureTech, os índices de consumo urbano ficaram em 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).

Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças à disponibilidade do torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). Já a potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.

C3_BAIXA-33

“Devido à grande elasticidade do novo motor, o C3 PureTech exige poucas reduções de marchas no anda-e-para das grandes cidades. Ele vai surpreender nossos clientes, principalmente pelas boas retomadas de velocidade”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.

Antes de chegar ao mercado, o motor fabricado no Centro de Produção de Thémery, na região leste da França, passou por uma longa fase de testes para se adequar às condições brasileiras. Foram mais de 400.000 quilômetros rodados para validação do motor e adaptação ao veículo, além de 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor). O PureTech 1,2l FLEX recebeu também várias alterações e adaptações em relação ao motor europeu, tais como: pistões reforçados para utilização do etanol; adoção de anéis de 1,2 mm de espessura, que favorecem a redução de atrito e, consequentemente, a redução do consumo de combustível; bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões (jato de óleo no fundo dos pistões); bronzinas reforçadas; cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização com etanol; válvulas de admissão reforçadas (nitretadas); eletroválvula de canister adaptada para uso com etanol; chicote de motor específico para o motor Flex, adaptado para o sistema de partida a frio; presença de coxins hidráulicos de motor e caixa de câmbio, minimizando vibrações e ruídos; alterações na admissão de ar do motor, para um menor ruído e maior desempenho; uma nova linha de escapamento; uma calibragem de software motor e u a cartografia de pedal de acelerador específicas; um acerto específico do conjunto de embreagem.

O estilo moderno e dinâmico tornou o C3 um dos modelos mais bem sucedidos do mercado brasileiro. Na dianteira, a sensação de robustez é estimulada pelos para-choques largos, associados a uma grade pronunciada, na qual se destaca o “chevron”, e ao capô de linhas fortes e vincadas. Abaixo dos faróis, as lanternas diurnas de LED transmitem personalidade e sofisticação próprias de segmentos superiores. O para-choque foi desenvolvido integralmente no Brasil e os vincos, acentuados, para melhor refletir a luminosidade do Brasil.

C3_BAIXA-51

Visto de lado, o Citroën C3 exibe formas fluidas que confirmam uma excelente penetração aerodinâmica. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido, que dão uma sensação de maior largura ao carro, contribuindo para o aspecto geral de robustez.

A opção do para-brisa Zenith torna o C3 um compacto único no mercado. Um desenvolvimento técnico apurado permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou inédito ângulo de visão de 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção diferenciada do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial única. Proeza tecnológica, que oferece verdadeira visão em alta definição, sem limites.

C3_BAIXA-42

No interior, o Citroën C3 transmite valores como refinamento, elegância, esportividade e qualidade. Os ocupantes desfrutam de porta-objetos e tomadas 12V e USB, que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade.

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Possibilita por exemplo: realizar chamadas; escolher e reproduzir músicas; ler e ditar mensagens de texto; utilizar mapas para obtenção de itinerário; ler notificações; encontrar informações no calendário; criar lembretes. Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de Bluetooth. 

C3_BAIXA-52

O mirroring, ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se MirrorScreen. O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens: integração e modernidade: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7”; segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta; simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas; compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema Android e CarPlay para Apple; controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

C3_BAIXA-55

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de Bluetooth. Permite por exemplo: realizar chamadas; escolher e reproduzir músicas; ler e ditar mensagens de texto; utilizar mapas para obtenção de itinerário; ler notificações; encontrar informações no calendário; criar lembretes.

O Link MyCitroën é um aplicativo para Smartphone com marca Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações como: autonomia; consumo da última semana; odômetro; dados do último trajeto; localização do veículo e continuidade na navegação; próxima revisão.

O Link MyCitroën Funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações foi desenvolvida para as plataformas Android e Apple. Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

C3_BAIXA-57

Para smartphones Android (via cabo USB), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do Car Connectivity Consortium. A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/. Para smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a lista dos smartphones e apps compatíveis está disponível no link https://www.apple.com/ios/carplay/ .

O teste drive de apresentação do Novo Citroën C3 1.2 PureTech foi relativamente muito curto – apenas 60 km – mas pude verificar o consumo informado pela marca francesa: 17,9 km/l, com velocidade constante de 100 km/h a 3 mil rpm. Quando o mesmo vier para avaliação iremos mesmo comprovar se é o veículo mais econômico do Brasil.

Fotos: Pedro Bicudo/divulgação Citroën

 

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário