Concurso: Goethe-Institut seleciona dez projetos para “Goethe na Vila”

Concurso: Goethe-Institut seleciona dez projetos para “Goethe na Vila”

getImage

Conhecido globalmente por promover a aliança intercultural através do diálogo e do intercâmbio no campo das artes e da cultura, o Goethe-Institut concebeu o “Goethe na Vila”, um espaço para projetos culturais sem fins lucrativos no complexo da Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo.

Com o objetivo de potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados no espaço, o Goethe-Institut São Paulo lança chamada para projetos que se empenhem na dinamização e na experimentação do espaço na “Casa 8” da Vila Itororó, imóvel que integra o complexo que reúne 37 casas construídas na década de 1920.

chamadagoethe

Serão selecionados 10 projetos que deverão ser executados de fevereiro a dezembro de 2017. O Goethe-Institut oferecerá suporte financeiro de até doze mil reais para cada projeto escolhido, que ativará a casa por um mês. Um júri selecionará esses projetos, a partir do interesse das propostas com a cidade e com as relações que ali se constroem. Os projetos podem abordar e problematizar desde as políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação até narrativas singulares e a maneira como espaço compõe uma dinâmica urbana global e ampla.

Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 28 de agosto de 2016. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. Como resultado do trabalho desenvolvido, os selecionados deverão realizar uma apresentação aberta, gratuita e que fomente a circulação do público pelo espaço Goethe na Vila.

vila-itororo-sao-paulo-goethe

Informações sobre inscrições regulamento e formulário de inscrições podem ser acessados no site www.goethe.de/saopaulo/goethenavila.

A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. A Vila Itororó foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT. Em 2006 foi decretada área de utilidade pública, tendo sido desapropriada pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais. A restauração da Vila Itororó, iniciada em 2013, é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra. Em 2015 foi assinada uma parceria entre Goethe-Institut, Prefeitura de São Paulo e Instituto Pedra para realizar a chamada para projetos a serem desenvolvidos em 2017.
 
O Goethe-Institut possui atividades no mundo todo como instituição cultural da República Federal da Alemanha, tendo como missão promover o aprendizado da língua alemã no exterior e fomentar a cooperação cultural. Promove o intercâmbio cultural por meio de eventos nas áreas de cinema, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, unindo suas experiências e ideias com as de parceiros no Brasil.

O Goethe-Institut está presente em mais de 90 países. No Brasil, está presente com cinco institutos, sendo que em São Paulo, desde 1963.

 

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário