Avaliação: o imponente big SUV Hyundai Grand Santa Fé

Avaliação: o imponente big SUV Hyundai Grand Santa Fé

 

FotosHyundaiGrandSantaFe-36

Hyundai Grand Santa Fe. Isso sim pode ser chamada de um big SUV! Ele é um daqueles carrões que impõe respeito mesmo. Tipo assim, aquele que você “imbica” em um cruzamento e todos param para você poder passar. Suas medidas provam o porquê disso:4.195 mm de comprimento; 1.885 mm de largura; 1.690 mm de altura; 2.800 mm de entre-eixos. Ou seja: números para ninguém falar que ela é grande.

FotosHyundaiGrandSantaFe-14

Mas o Hyundai Grand Santa Fé não é só tamanho. Destaque para seu design moderno: diversos elementos de design foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, a começar pela grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes faróis de neblina também diferenciados. O design esguio e elegante impõe uma forte presença e se caracteriza também pela funcionalidade e conveniência.

FotosHyundaiGrandSantaFe-37

A personalidade única do modelo é enfatizada sobretudo pelas linhas de perfil, que destacam o maior espaço oferecido para os passageiros e o espaço de bagagem atrás da terceira fila de assentos. Da coluna B até a traseira, o design do Grand Santa Fe se diferencia bastante de seu irmão Santa Fe. A visão lateral é valorizada também pelas grandes rodas de liga leve Euroflange, com 18 polegadas. Na traseira, se destacam as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento, posicionadas nas laterais.

FotosHyundaiGrandSantaFe-31

Internamente também não fica atrás. O design interno e o abundante espaço disponível são atributos fundamentais da concepção do Grand Santa Fe. A acomodação dos passageiros da segunda e terceira fileiras de assentos foi projetada de forma a garantir considerável espaço para as pernas. Todos os bancos são forrados de couro de alta qualidade e os dianteiros dispõem de ajustes elétricos de posicionamento.

FotosHyundaiGrandSantaFe-34

O volante do Grand Santa Fe tem design esportivo, com três raios e acabamento em dois tons, também com forração em couro, assim como a manopla do câmbio. No console central, o motorista conta com a grande tela multifuncional integrada à câmera traseira, que facilita as manobras de estacionamento. O teto solar panorâmico proporciona uma luminosidade especial ao interior do carro e conta com cortina deslizante para isolamento contra o excesso de sol.

Além disso, o interior oferece um grande número de compartimentos e dispositivos para acomodação de objetos dentro da cabine, dentre eles porta-óculos no console do teto dianteiro, dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, prateleira sob o painel dianteiro e bolsas nos encostos dos assentos da frente.

08_foto

Os passageiros da segunda fileira de bancos contam com saídas de ar especiais alojadas nas colunas laterais e os da terceira fila também podem controlar a ventilação e temperatura. Para maior conforto, os vidros traseiros contam com cortinas retráteis, para reduzir a insolação e aumentar a privacidade.

E o motor, então? Sabe aqueles que causam calafrios quando se acelera? O Hyundai Grand Santa Fe é equipado com  motor V6 Lambda II de 3,3l, que oferece 270 cv de potência e torque de 32,4 kgfm. Com bloco de alumínio, para contenção do peso do veículo, o motor utiliza um sistema de injeção que eleva o torque ao mesmo tempo que contém o consumo e as emissões de poluentes.

FotosHyundaiGrandSantaFe-30

O motor Lambda II é conjugado à transmissão automática de seis marchas desenvolvida pela própria Hyundai, dotada de sistema Shiftronic, que permite trocas manuais. A transmissão se caracteriza pela suavidade nas trocas de marcha e pela amplitude das relações adequada especificamente às características do motor. Para aumentar ainda mais a eficiência no consumo, o Grand Santa Fe conta com o sistema Active Eco, que modifica os parâmetros de gerenciamento do motor e transmissão, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustível.

14_foto

E sua dirigibilidade fica melhor, pois o modelo traz sistema de tração integral permanente um abrangente sistema de controle de estabilidade, o VSM, Vehicle Stability Management, que coordena eficientemente as funções do Controle Eletrônico de Estabilidade e da direção com assistência elétrica. O VSM garante maior controle do veículo em situações como trechos com aderência diferente de um lado para outro, interferindo no acionamento da direção e aplicando frenagens seletivas em cada uma das rodas quando necessário. Nas curvas, o SUV da Hyundai conta também com o sistema Active Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial.

10_foto

O condutor da Grand Santa Fe conta ainda com o novo sistema Flex Steer da Hyundai, com três diferentes modos de operação – Comfort, Normal e Sport. Esta tecnologia inovadora permite que o condutor adapte as características de dirigibilidade a sua preferência e às condições que encontrar no caminho. O sistema ajusta o nível de assistência da direção a cada modo escolhido, aumentando a sensação de firmeza no volante e a progressividade dos comandos ao longo do curso da direção.

O Hyundai Grand Santa Fe também é muito seguro e é equipado com sete airbags, entre eles protetores tipo cortina nas janelas laterais, também para a terceira fileira. Os cintos de segurança têm pré-tensores que entram em ação quando uma situação de risco é detectada, firmando os passageiros junto aos bancos para aumentar sua eficiência.

O sistema de frenagem do Grand Santa Fe inclui freios a disco nas quatro rodas e ABS com Brake Assist, que aplica automaticamente força total ao sistema quando uma situação de risco for detectada. A função Hill Assist evita que o carro recue ao arrancar em subidas e o freio de estacionamento tem comando eletrônico. O carro conta também com sistema de fixação de cadeirinhas e assentos infantis (ISOFIX) na segunda fileira de assentos e cintos de três pontos em todas as posições.

O Hyundai Grand Santa Fe conta com sistema de navegação e entretenimento centrado em uma tela multifuncional de oito polegadas de terceira geração, que permite uma interação mais fácil e melhor qualidade de imagem. O sistema de infotainment permite a conexão de telefone celular via Bluetooth, possui CD player e dispõe de conexões conta com seis alto-falantes e dois tweeters dianteiros. Navegação por sistema GPS e câmera traseira são de série.

09_foto

Mas é quando se dirige o Hyundai Grand Santa Fé que se sente realmente a diferença de um big SUV. Seu rodar é macio e a sensação de segurança é fantástica. Na estrada então, a impressão é que você se encontra em uma sala de estar de casa sobre quatro rodas. É mesmo de impressionar! Vale a pena conferir! Tudo isso por um preço de R$ R$ 199.900.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário