Teatro: espetáculo “Os Saltimbancos” reestreia em Sampa

Teatro: espetáculo “Os Saltimbancos” reestreia em Sampa

Final1_DIVULGACAO

O espetáculo musical “Os Saltimbancos” reestreia no Teatro Folha dia 13 de agosto. Com texto de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, tradução e adaptação de Chico Buarque de Hollanda, a montagem com direção de Fezu Duarte esteve em cartaz numa temporada de sucesso em mais de quatro anos e foi vista por mais de 150 mil pessoas. Agora a peça volta renovada para encantar mais algumas gerações de crianças.

A montagem tem parte do elenco que já se apresentou na temporada anterior – os atores Diego Rodda, Juliana Romano,  Marcelo Diaz e Rosy Aragão –  e apresenta atores selecionados no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT): Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Cunha Prado e Thiago Guimarães.

A peça conta a famosa história dos quatro bichos – um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade  para tentar a carreira musical. Durante a jornada muitas coisas acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver.

A montagem foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem em cinco categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Diretor (Fezu Duarte), Cenógrafo (Kleber Montanheiro), Melhor Figurino (As Mariposas) e Melhor Atriz (Bruna Guerin).

Bichos4_DIVULGACAO

A encenação de “Os Saltimbancos” é baseada na linguagem de quadrinhos, em que tudo pode acontecer a partir de qualquer pensamento de um personagem, sem necessariamente pertencer ao um tempo real ou uma realidade concreta. A diretora incluiu na montagem quatro personagens chamados por ela como “o povo de lá”. Eles interferem o tempo todo nas cenas dos bichos, criando situações inusitadas. “Esta estética de HQ é uma pesquisa minha que trago para o teatro e estes personagens do “povo de lá” provocam mudanças repentinas nas cenas imprimindo um ritmo muito ágil e trazendo sempre informações novas”, explica Fezu.

A diretora pensa na nova geração de crianças com raciocínio ágil, graças a todo aparato tecnológico que elas têm contato. Na peça, tudo pode acontecer no ritmo da imaginação. “O público tem a experiência interativa da internet. Para conquistar a atenção destas crianças é necessário este dinamismo”.

A trilha sonora é a original de “Os Saltimbancos”, que inclui canções como “História de Uma Gata” e “Bicharia”. O espetáculo traz algumas músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” e canções com estilo pop. A diretora conta que sempre imagina a vida com uma trilha sonora adequada para cada momento. “Imagino uma música que vem do céu, que acontece naquele momento para ser a trilha da vida. Foi esta a brincadeira que fizemos o tempo todo nesta montagem”, conta. Este jogo lúdico com direção musical de Ivan Parente inspirou a inusitada trilha que junta “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, a “Super Fantástico”, da Turma do Balão Mágico.

A coreografia é assinada por Juliana Sanches, que trabalhou também nas coreografias das peças “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar” e “Lado B – Mudaram as Estações”, dirigidas por Fezu Duarte.

Ficha técnica:

Texto: Sergio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov

Tradução e adaptação: Chico Buarque

Direção Geral: Fezu Duarte

Elenco: Juliana Romano, Marcelo Diaz, Rosy Aragão, Diego Rodda, Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Cunha Prado e Thiago Guimarães.

Elenco stand in: Barbara Magalhães e Mayara Justino.

Coreografia e assistência de direção: Juliana Sanches

Direção Musical – Ivan Parente

Produção musical e arranjos: Joel “Doc” Pereira

Assistente          e arranjos: Vinícius de Loiola

Criação de figurinos e adereços: As Mariposas (coordenação Maria Zuquim e Juliana Napolitano)

Criação de cenários e iluminação: Kleber Montanheiro

Coordenação de produção: Isabel Gomez

Administração e assistente de produção: Felipe Costa

Estagiário de produção: Pedro Pó

Texto “Sonho Cidade”: Marcos Ferraz

Trilha Sonora Adicional: Fezu Duarte, Juliana Sanches e colaboração do elenco

Assistentes de cenografia: Adriana Chung e Cristhian do Amaral

Costureiras: Euda Alves de Souza, Cida de Andrade, Irene Victa da Silva e Suzy Pereira

Confecção de chapéus: Pula

Bordadeira: Maily Carbone

Fotografia: Everson Borges

Realização: Doidim Produções Artísticas

Coordenação geral: Léo Steinbruch

Serviço:

 ”Os Saltimbancos”

Local: Teatro Folha, Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 – Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Reestreia: 13 de agosto

Temporada: até 18 de dezembro

Apresentações: sábados e domingos, às 16h

Ingresso: R$ 25,00 (setor único)

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares