Serviço:  a disputa Teto Solar X Teto Panorâmico

Serviço:  a disputa Teto Solar X Teto Panorâmico

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Diferentemente do que acontecia no passado, quando só se encontrava teto solar em veículos de luxo importados, hoje há muitos modelos nacionais, com valor mais acessível, que dispõem desse equipamento de origem alemã, inventado há mais de 80 anos.

Mas muita gente ainda confunde teto solar com teto panorâmico. Você sabe quais são as diferenças entre esses dois conceitos?

Teto solar

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Abre-se o teto solar com o intuito de tornar mais adequada a temperatura interna do veículo, ventilando ou renovando o ar no habitáculo do automóvel. Ele pode ser fixo ou removível, e geralmente pode ser aberto por um mecanismo basculante, com uma abertura para cima, ou elétrico, deslizando para trás.  Vale lembrar que, com as tecnologias avançadas, já há a possibilidade de se obter um fechamento automático do teto quando as portas do veículo são fechadas – e com uma função antiesmagamento, para a segurança dos ocupantes.

Teto panorâmico

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O teto solar panorâmico possui algumas características semelhantes às do teto solar comum: pode ser fixo no teto, sempre acompanhando um sistema de tapa-sol, ou removível.

A diferença é que o teto solar panorâmico geralmente tem uma abertura maior, o que beneficia o condutor ou até mesmo quem está no banco de trás. Esse tipo de teto é composto por uma placa de vidro inteiriça, ou até mesmo várias placas de vidro, simulando camadas sobrepostas.

Seu mecanismo varia de acordo com o fabricante, mas pode ser tanto elétrico quanto manual. Aqueles que não desejam luz dentro do veículo podem optar pelo fechamento de uma cobertura interna.

A instalação do teto solar panorâmico pode ser feita em oficinas especializadas.

ATENÇÃO: Não é brinquedo

Vale lembrar: com o veículo em movimento, não se deve ficar com o corpo para fora do veículo, saindo pelo teto solar. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo é infração grave. O ato gera multa, retenção do veículo, e o motorista é autuado com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

 

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