Dica: pilotando a moto com muita segurança

Dica: pilotando a moto com muita segurança

motard-andar-mota-por-do-sol

Para muitos, conduzir uma moto pode parecer tão simples quando andar de bicicleta. Mas não é bem assim. Motocicletas são veículos motorizados, mais pesados e velozes, que podem provocar acidentes graves, numa dimensão muito maior do que as bikes. E por isso exigem muita habilidade e treino.

Vale a pena, então, relembrar algumas dicas e cuidados necessários na hora de assumir a condução da sua moto.

Principais comandos: 

  • Guidão: é importante posicionar o guidão de acordo com a estatura do piloto.
  • Espelhos retrovisores: assim como o guidão, é preciso regular o espelho de acordo com a estatura do piloto e de forma que ele possa visualizar tudo que estiver ao seu redor.
  • Punho de comando: é fundamental que a pessoa saiba como acionar setas, farol e buzina. Se demorar para pensar nisso com a moto em movimento, o condutor pode colocar sua vida em risco.

Teste-drive:

Na hora de comprar a moto, é importante fazer um test-drive. Nesse momento, o condutor vai analisar como fica acomodado na motocicleta, seu posicionamento durante a pilotagem, se consegue colocar os pés no chão com facilidade… Se ele tiver o costume de levar alguém na garupa, também é importante fazer o test-drive com alguém atrás. Sempre no intuito de reproduzir as condições em que vai usar a motocicleta.

Dicas para pilotagem segura:

  • Use sempre roupas apropriadas e com detalhes refletivos, para que os outros motoristas na via possam visualizá-lo com facilidade, mesmo à noite.
  • Preste atenção na via como um todo, observe o seu entorno a todo o momento.
  • Conserve a motocicleta em perfeitas condições de manutenção e uso.
  • Mantenha a postura ereta em cima da motocicleta; pressione os joelhos no tanque da moto para ter um maior controle.

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário