Serviço: cuidados na substituição de barras de direção

Serviço: cuidados na substituição de barras de direção

A barra, item de segurança do sistema de direção, precisa estar em boas condições de uso para garantir a segurança do veículo. Para isso, as inspeções precisam ser realizadas de acordo com as recomendações do fabricante. “Desgastes provocam folga na direção, além disso, pode ocorrer o rompimento, interferindo na dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços.

Caso seja necessário substituir a peça, a recomendação é utilizar produto novo de qualidade e realizar o serviço em oficina de confiança. “Componentes de segurança dos veículos, como o conjunto de barras de direção, não devem ser recondicionados”, ressalta Silva, exemplificando: “A barra lateral é composta por dois terminais, de um lado com rosca e de outro fixo na barra por sofrer grande esforço. Essa configuração não deve ser alterada de nenhuma forma, podendo colocar em risco o veículo e seus ocupantes.

Desde  2014,  a barra de direção é homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. “Qualquer empresa que for fabricá-la deve ter a certificação do instituto. Ao substituir uma barra de direção verifique se a peça possui o selo do Inmetro  para ter certeza da conformidade e origem do  produto”.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário