Concerto: Orquestra Instituto GPA inicia temporada no InstitutoTomie Ohtake

Concerto: Orquestra Instituto GPA inicia temporada no InstitutoTomie Ohtake

©Daniel Foggiato

Com o objetivo de proporcionar ao público um evento diferente e inovador ao aliar música a exposições visuais, a Orquestra Instituto GPA inicia a série Ver e Ouvir. O local escolhido para a série foi o Instituto Tomie Ohtake, e, ao todo, serão três concertos gratuitos realizados durante o ano. A parceria entre os institutos começou em 2016, e até agora mais de 1.030 pessoas já assistiram às apresentações.

O primeiro espetáculo deste ano será realizado no dia 9 de abril, junto com a exposição “Yoko Ono: O céu ainda é azul, você sabe…”. Para completar a experiência dos visitantes, a Orquestra Instituto GPA tocará músicas da parceria Ono-Lennon.

Sob a regência do maestro Daniel Misiuk e direção artística da professora Renata Jaffé, a orquestra é formada por 40 alunos, que têm entre 12 e 21 anos. “Nosso intuito é proporcionar uma experiência musical leve e inesquecível ao público que estiver visitando as exposições nesse dia”, afirma Misiuk.

Além da exibição em abril, a série Ver e Ouvir engloba mais duas apresentações, realizadas durante a exposição “Mulheres artistas brasileiras no século XX” e na Comemoração de Aniversário do Instituto Tomie Ohtake. Os próximos concertos estão programados para os dias 18 de junho e 26 de novembro, respectivamente.

A Orquestra Instituto GPA, existente há 17 anos, é um dos programas socioculturais do Instituto GPA, braço social do GPA, e tem como objetivo desenvolver a aprendizagem musical como ferramenta de transformação e desenvolvimento social.

Com grupos em São Paulo e Santos, a Orquestra Instituto GPA é um desdobramento do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, um projeto gratuito e sem fins lucrativos financiado pela entidade. Os grupos já se apresentaram em vários estados brasileiros e em países como Argentina, Itália, França e Estados Unidos (no renomado Carnegie Hall), somando quase mil concertos e público superior a 425 mil pessoas.

Um dos diferenciais da orquestra é sua metodologia de aprendizagem: o Método Jaffé, criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé, trabalha o ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota, sem estudo individual.
Serviço:

Orquestra Instituto GPA

Data: 9 de abril

Horário: 17h30

Local: Grande Hall do Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Rua Coropés, 88, Pinheiros – São Paulo, SP

Ingressos: Gratuito

Classificação do evento: livre

 

Sem Comentários

Insira um Comentário