Triumph é a fornecedora oficial de motores da Moto2 a partir de 2019

Triumph é a fornecedora oficial de motores da Moto2 a partir de 2019

 

A Triumph Motorcycles foi anunciada como fornecedora exclusiva de motores, a partir de 2019, para o Campeonato FIM Moto2 – uma das classes que integra o Campeonato Mundial de Motovelocidade, a mais importante competição de motocicletas do planeta. A fabricante inglesa assinou um contrato de três anos com a Dorna (detentora dos direitos comerciais da competição) para fornecer um motor Triumph de três cilindros com 765 cc, baseado no novíssimo propulsor que equipará a nova Street Triple 2017 – motocicleta que chegará ao mercado brasileiro em agosto deste ano.

O novo motor é um desenvolvimento significativo do vitorioso motor Daytona 675R, que possibilitou a vitória desta esportiva em provas como “Isle of Man TT”, “Daytona 200” e “British Supersports” em 2014 e 2015. Com base na mais alta especificação do motor de 765 cc, a nova Street Triple RS foi desenvolvida para a Moto2 com as seguintes modificações:

  • Cabeçote do cilindro modificado, com novas portas de admissão e de exaustão, para um fluxo de combustível otimizado.
  • Válvulas de titânio e molas das válvulas mais rígidas, para um aumento de rotação.
  • Kit alternador de baixa saída para redução de inércia.
  • Relação de transmissão de 1ª marcha mais longa.
  • Embreagem deslizante/assistida (slipper clutch), desenvolvida para competição,  na qual será ajustável.
  •  Módulo da injeção eletrônica específico de competição, que será desenvolvido em conjunto com a Magneti Marelli.
  • Tampa do motor reprojetada para redução de largura.
  •   Cárter modificado para permitir uma melhoria no fluxo do coletor.

Tendo como base o novo motor da Street Triple 2017, o Triumph Moto2 765cc foi desenvolvido e ajustado para proporcionar ganhos de potência e torque. No modo de pilotagem “estrada”, o motor proporciona o mais alto nível de desempenho para uma Street Triple, fornecendo potência de 123 cv (a 11.700 rpm) e torque de 77 Nm (a 10.800 rpm). Este novo motor possui mais de 80 peças novas, em comparação com o motor da geração anterior, incluindo um aumento do diâmetro e do curso. Os componentes novos incluem:

  • Novo virabrequim
  • Novos pistões
  • Novas bielas e eixo balanceador
  • Cilindros galvanizados em Nikasil
  • Caixa de marchas revisada

A tecnologia do novo motor Triumph 765 cc Moto2 foi desenvolvida para possibilitar que o motor aspire mais livremente e com maior rotação comparado a uma motocicleta padrão, aumentando ainda mais o desempenho geral. Outras alterações foram feitas especificamente para o uso em corridas.

 

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