Invenção alerta para o desgaste do catalisador de veículos à gasolina ou etanol

Invenção alerta para o desgaste do catalisador de veículos à gasolina ou etanol

Inventores e suas invenções, Desta vez uma que pretende combater à poluição do ar. Trata-se do “Ecolimiter”, uma invenção de Oguimar Luiz De Lima, Crysthian Fernando e William de Lima, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI).

Como se sabe, o catalisador é o equipamento que filtra o ar emitido pelo motor dos veículos automotores, ao reter as partículas poluentes. Ele deve ser trocado a cada 80 mil km, ou cinco anos, porém, não há nenhum sistema que alerte o motorista sobre essa necessidade.

O “Ecolimiter”é um acessório que alerta sobre o desgaste do catalisador dos veículos, que pode ser instalado nos carros atuais ou ser incluído nos modelos novos ainda na fábrica. Um dispositivo no painel irá indicar ao motorista o momento certo para trocar o catalisador: até a marca de 70 mil quilômetros, o indicador manterá a cor verde; entre 70.001km e 79.999km mudará para amarelo; ao atingir a marca de 80 mil km ou os cinco anos de uso(o que acontecer primeiro), o sinalizador ficará vermelho e um dispositivo sonoro do tipo “bip” tocará até que seja efetuada a troca do catalizador.

“O ‘Ecolimiter’ poderá ser confeccionado em fibra ótica, como sondas lambda ou em formato de nanochip – a ideia é que ele seja bem pequeno para ser acoplado nos veículos atuais. Se houver qualquer tentativa de fraude, o dispositivo no painel ficará vermelho, indicando a alteração do produto”, explica William.

Nos veículos de combustão interna à gasolina ou álcool, o catalizador é o equipamento que filtra o ar emitido, reduzindo os índices de poluentes lançados ao meio-ambiente. O público-alvo dos inventores e são fábricas de equipamentos automotivos e de veículos.

O“Ecolimiter” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pelos inventores. Hoje, William, Oguimar e Crystian procuram por investidores para lançamento do produto junto às montadoras e indústrias.

1 Comment
  • William Luiz de Lima
    Posted at 09:29h, 15 fevereiro Responder

    Haha parabéns pelo post,.Ótima divulgação e com certeza o mundo do precisa do ECOLIMITER,futuras gerações agradeceram,além de proporcionar bem estar aos usuários e aos cidadãos na melhoria do ar.

Insira um Comentário