Teatro: “Hamlet” e “Rei Lear”, de William Shakespeare, de graça em Sampa

Teatro: “Hamlet” e “Rei Lear”, de William Shakespeare, de graça em Sampa

Se você é um daqueles fãs das obras do inglês William Shakespeare não pode perder esta oportunidade. O Núcleo TUSP de Teatro, ação de extensão universitária do Teatro da USP (TUSP), escolheu obras de William Shakespeare para as montagens de 2017. A escolha não foi por acaso, pois 2016 marcou os 400 anos da morte do dramaturgo conhecido como o Bardo do Avon e considerado o maior escritor inglês e um dos mais influentes do mundo.

O termo ‘bardo’ se refere àqueles que possuíam o dom de transmitir histórias e disso Shakespeare entendia muito bem. Com uma vasta produção literária, deixou 38 peças de teatro dos gêneros tragédia, drama histórico e comédia, além de 154 sonetos, dois poemas narrativos e alguns versos esparsos, estes com autoria ainda indefinida.

Assim como em 2016, quando textos de Brecht foram escolhidos para as montagens, o Núcleo TUSP de Teatro optou este ano por oferecer novamente um recorte de um autor. A escolha de Shakespeare resultou em recorde de inscritos, no total 440 atores da capital e do interior de São Paulo, além de artistas de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe, dos quais vinte foram selecionados.

Para René Piazentin, coordenador do Núcleo TUSP e diretor de ambas as peças, as possibilidades oferecidas pelo autor e o caráter intimista das montagens convida o público a um trabalho sem ilusionismos e efeitos, mas de muita proximidade com a cena.

“Shakespeare foi nossa escolha, então, por ser ao mesmo tempo um ‘clássico’ e um autor que abre muitas possibilidades. Especialmente em se tratando de montagens que ocorrerão na Sala Experimental do TUSP, que pelas dimensões e proximidade entre o público e a área de cena convida a um tipo de trabalho menos ilusionista, menos dado a efeitos, porque tudo fica muito revelado”, relata.

Diferente de um curso convencional, o Núcleo TUSP de Teatro é uma iniciativa que não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável de caráter profissional, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Neste terceiro ano de atividades, a seleção do Núcleo TUSP da capital realizou dois processos a partir da obra de Shakespeare, resultando em montagens que serão apresentadas gratuitamente em semanas alternadas, de quinta a domingo, a partir de 16 de novembro: Hamlet e Rei Lear.
Piazentin ressalta que os atores se sentiram desafiados em participar das montagens desde o início do processo de seleção.

“Desde as entrevistas, uma fala comum por parte dos atores e atrizes foi a de se sentirem estimulados em participar de um processo onde teriam a oportunidade de lidar com Shakespeare, uma vez que todos sabemos das dificuldades de produção que uma montagem profissional desses textos impõe. Por isso o contexto do TUSP propicia adentrar nesse universo, ao mesmo tempo em que viabiliza o encontro de pessoas de formações diferentes, sem as pressões e expectativas que um espetáculo profissional, inserido em circuito comercial, teria”, completa.

Serviço

Teatro da USP celebra Shakespeare com apresentações gratuitas

Hamlet – datas: de16 a 19 de novembro e de 30 de novembro a 3 de dezembro

Rei Lear – datas:  de 23 a 26 de novembro e de 07 a 10 de dezembro

Local: Teatro da USP – Rua Maria Antonia, 294, Consolação – São Paulo

Sempre às quintas, sextas e sábados, 20h | domingos, 18h

Lotação: 40 lugares

Classificação: 12 anos

Duração: 120 min. (10 min. de intervalo)

Os ingressos são distribuídos 1h antes do início da sessão

 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares