Serviço: a importância e necessidade da troca de pneus

Serviço: a importância e necessidade da troca de pneus

Saiba porque é necessário a troca de pneus de seu carro

Contribuir para um trânsito seguro e tranquilo é necessário nos dias de hoje. Principalmente nas grandes cidades, o tráfego tende a ser muito intenso e várias pessoas perdem a paciência. Uma das práticas necessárias em relação ao carro é fazer a troca de pneus. Além de garantir mais estabilidade e aderência com o asfalto das ruas, aqueles que estão bem conservados impedem que o proprietário do carro gaste mais dinheiro com gasolina — o bom estado dessa peça está diretamente ligado com a média de consumo de combustível dos automóveis. Além disso, confira alguns pontos levantados pela InstaCarro sobre o assunto:

Segurança

Os pneus estão muito mais tecnológicos, antigamente era necessário trocar essa peça depois de um certo tempo de uso, nos dias de hoje tem quem venda o carro com mais de 60 mil quilômetros rodados sem efetuar a troca.

Algumas práticas como efetuar sua calibragem regularmente são necessárias para garantir a perfeita funcionalidade. Quando os pneus estão murchos, a estabilidade do carro fica comprometida, bem como a aderência com o solo não é a mesma e esses fatores atrapalham muito a dirigibilidade. Quanto melhor o estado do pneu e das rodas, melhor o controle do motorista sobre o carro.

Hora certa para fazer a troca

Ainda podem haver casos em que o proprietário tenha que efetuar a troca deles para garantir segurança e desempenho ao carro, viajar por longas distâncias, por exemplo, é um deles. Para isso, é importante saber qual a hora certa de trocá-los.

Há diversas formas de avaliar o pneu. Uma das mais conhecidas é checar o indicador de desgaste contido na própria borracha da peça. Em algum ponto da circunferência das ranhuras do pneu, há, em média, três pequenas saliências que estão abaixo do nível da borracha. Esses são os indicadores.

Se o proprietário preferir utilizar uma forma mais “popular”, há o teste da moeda de um real (que possua o contorno dourado): basta colocar a moeda no meio da ranhura e analisá-la olhando de lado. Caso a parte dourada esteja coberta, o pneu ainda está em bom estado — se 100% do contorno aparecer, a peça de borracha deve ser trocada imediatamente.

Cuidados

Cuidar da manutenção do veículo é essencial para que ele se mantenha em bom estado de conservação. Nesse sentido, pode ser uma boa ideia estabelecer alguns cuidados rotineiros com as peças, a fim de controlar o desgaste e, também se organizar para fazer a troca de pneus ou de qualquer outra parte que precisar.

Dirigir agressivamente pode até dar uma certa dose de adrenalina, mas, além de perigoso, contribui muito para o desgaste dos pneus. Nesse caso, é importante dirigir como manda a lei: de forma defensiva e respeitando os limites.

Cuidar da pressão de ar, da calibragem de pneus e do balanceamento da suspensão também é importante. A borracha pode até estar em perfeito estado, mas, com problemas como os citados, com certeza ela se desgastará de forma muito mais rápida do que o normal.

Saiba que mesmo seguindo todos os cuidados necessários pode ser que de alguma forma os pneus estourem, nesse caso, é importante ter um estepe — de preferência, de uma boa qualidade — para efetuar sua troca.

Ajuda na venda do veículo

A fim de garantir que o seu desempenho não seja prejudicado, comprar pneus novos de vez em quando pode ser uma prática comum para algumas pessoas. Além de garantir que o consumo de combustível do carro não seja prejudicado, isso pode ajudar a valorizar o veículo em uma venda futura.

Normalmente, os consumidores buscam as melhores oportunidades de negócio em relação a custo-benefício. Nesse caso, um carro usado em bom estado é sempre bem visto pelos potenciais compradores. Quanto mais partes do veículo estiverem em ordem, melhor será o valor de revenda. Portanto, para isso, a troca de pneus pode ser uma boa opção.

 

*Texto e fonte: InstaCarro

 

Sem Comentários

Insira um Comentário