Teste drive: novo Honda CR-V 1.5 turbo Touring estreia no Brasil

Teste drive: novo Honda CR-V 1.5 turbo Touring estreia no Brasil

Quinta geração do SUV traz a primeira motorização turbo ao modelo só será comercializado exclusivamente na versão Touring

Um ano depois ele estreia aqui no País. A Honda apresenta no mercado brasileiro o novo CR-V. Completamente renovado em sua quinta geração global, o utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20 anos apresenta um novo estilo, mais ousado e sofisticado, interior mais espaçoso, versátil e com qualidade premium, além do primeiro motor turbo na história do veículo. Juntam-se às novidades um conjunto de itens inéditos e tecnologias para melhor conectividade, conforto e conveniência.

O modelo, que chega ao mercado no início de abril, importado dos Estados Unidos, será disponibilizado em versão única Touring, que agrega o máximo de sofisticação e traz equipamentos inéditos ao SUV.

Desenvolvido na mesma plataforma de Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o novo CR-V traz como alvo oferecer os mais altos níveis de qualidade e refinamento de rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e silêncio a bordo.

 

O design inédito do Honda CR-V mostra um novo caminho com atitude agressiva, graças a elementos mais salientes e afilados, faróis estilizados agressivamente cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa em todos os modelos e para-lamas largos e musculosos. O longo capô, maior distância entre eixos, curto balanço traseiro e as novas saídas duplas do escapamento dão ao novo CR-V uma aparência ainda mais sofisticada e atlética.

A dianteira com design como se fosse moldado pelo vento inclui exclusivos faróis full LED, bem como as luzes de neblina também em LED, o sistema inaugurado pela Honda Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade) que reduz o arrasto aerodinâmico, rodas de alumínio de 18 polegadas, colunas A mais estreitas para melhor visibilidade e escapamento duplo esportivo.

O design exterior inédito é complementado pela eficiência espacial da plataforma do novo CR-V, a melhor da categoria. Sua largura e distância entre eixos maiores favorecem significativamente o espaço interior – o volume total aumentou até 51 litros, o espaço para pernas no banco traseiro aumentou 53 milímetros e o comprimento total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 248 milímetros maior que no modelo anterior.

O painel de instrumentos digital do CR-V disponibiliza importantes informações sobre o veículo através da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel. Controles posicionados do lado esquerdo do volante permitem ao motorista percorrer o mostrador DII através de múltiplas telas de informação. O sistema Maintenance Minder (alerta de manutenção) avisa o motorista sobre necessidades de manutenção através do DII e, caso ocorra um problema no veículo, mostra informações específicas. O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus.

Informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada, bem como alertas, podem ser visualizados no inédito Head Up Display, que projeta informações coloridas em um elegante visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.

Com uma tela multitouchscreen de alta resolução é possível acessar as funções do sistema de áudio, bem como ajustes do veículo e do sistema de climatização. A qualidade de áudio é assegurada pela adoção de oito alto falantes distribuídos pelo interior do SUV.

Alguns dos itens mais importantes de conforto e praticidade disponíveis no novo Honda CR-V incluem a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas, com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além do teto solar elétrico.

O sistema Walk Away Auto Lock se tranca automaticamente quando o motorista deixa o veículo, quando a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado, é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.

Já a Partida Remota do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância através do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada de 22º C. O sistema irá acionar automaticamente o aquecedor, os desembaçadores dianteiro e traseiro, o aquecimento dos espelhos laterais e o ar-condicionado, conforme necessário.

Para dar a partida no motor remotamente, o proprietário pressiona o botão LOCK e, em seguida, aperta o botão ENGINE por um segundo. Para indicar que o sinal foi recebido, as luzes de emergência irão piscar. Quando o motor é ligado remotamente, os limpadores de para-brisa, luzes e sistema de áudio permanecem desligados, enquanto o sistema de segurança continua acionado. O motor funciona por até 10 minutos após o acionamento remoto. O período poderá ser estendido por mais 10 minutos usando o mesmo procedimento inicial.

O novo CR-V será oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação. Trata-se da motorização mais potente já oferecido num CR-V. Ele traz potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.

Combinado com a carroceria mais aerodinâmica do CR-V, o novo motor turbo alimentado é conjugado a uma suave e esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.

Uma tecnologia inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter Grille. Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada. O sistema utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.

O novo CR-V é equipado com modernas tecnologias de segurança ativa e passiva. Dentre elas, destaque para os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch, e o Head Up Display. Além disso, a segurança é complementada pela oferta de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.

 

Outro sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele se encontra desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café.

Uma barra gráfica é exibida no painel indicando o nível de alerta do condutor. Caso esse indicador se reduza a um nível crítico, um aviso sonoro é ativado, bem como a direção vibra, para auxiliar na retomada da atenção por parte do motorista.

O teste drive para sentirmos o comportamento da quinta geração do Honda CR-V foi realizado entre trechos de estrada e cidade, inclusive pegando o trânsito caótico da manhã da cidade de São Paulo. Este motor 1.5 turbo, irmão do Civic Touring, ganhou 16 cv a mais e tem fôlego de sobra. Conforto interno é que no falta também. E seus quatros freios a disco, com sistema ABS, garantem muita segurança.

O novo Honda CR-V foi desenvolvido pela Honda R&D Co. Ltd., no Japão e é fabricado nos Estados Unidos. O modelo será ofertado em versão única, Touring, e terá como cores externas as opções White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).  O preço é de R$ 179.900.

Texto: Joka Finardi

Fotos: Caio Mattos/Divulgação Honda

 

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário