Tecnologia: donos do DS 4 e Citroën C4 podem participar do projeto SCOOP

Tecnologia: donos do DS 4 e Citroën C4 podem participar do projeto SCOOP

Projeto SCOOP faz parte do processo de implantação do sistema V2X (Vehicle-to-Everything), que visa facilitar a comunicação entre os veículos e seu ambiente

O Groupe PSA oferece aos seus clientes a possibilidade de testar a utilização das funções V2X em diversas estradas na França. A iniciativa destina-se aos proprietários dos modelos DS 4 e Citroën C4, usuários de estradas situadas nas regiões de Ile de France, Bretagne, Isère, Champagne-Ardenne e Bordeaux.

A troca de dados é feita por meio de “unidades embarcadas nos veículos”, um modem, duas antenas e um software que equipam o veículo e “unidades de beira de estrada” que são conectadas aos centros de gestão de tráfego.

Esse experimento faz parte do projeto SCOOP. Iniciado em 2014, esse projeto francês de sistema de transporte inteligente visa a reforçar a segurança viária, melhorar a gestão do tráfego, constituindo assim uma importante etapa do desenvolvimento do veículo autônomo e conectado. De fato, a comunicação V2X (como V2C. Vehicle-to-Car e V2I, Vehicle-to-Infrastructure) permite prever alguns acontecimentos. As informações trocadas entre os veículos e a infraestrutura complementarão os elementos obtidos pelas câmeras e radares que equiparão o veículo autônomo.

O SCOOP viabiliza atualmente o teste das normas V2X em condições reais de utilização. Mais de 2 mil quilômetros de estradas na França estão sendo equipadas e o perímetro atual do projeto cobre 15 casos de utilização.

A concepção e a validação do sistema SCOOP são semelhantes às de um veículo de produção em série, e os alertas SCOOP são integrados diretamente à interface existente.

O compartilhamento das informações garante a proteção dos dados e está em conformidade com os padrões de segurança cibernética. O projeto foi validado pela CNIL (autoridade francesa de proteção dos dados).

O interessante do sistema SCOOP é o fato de ter estabelecido uma linguagem comum entre diversas partes interessadas:

– Fabricantes de automóveis (Groupe PSA e Renault) participam do projeto e equipam os veículos conectados com as “unidades embarcadas”.

– As Diretorias Regionais de Infraestruturas Viárias (Aquitaine, Ouest, Isère, Ile de France) e uma concessionária de rodovias (SANEF) equipam as rodovias com as “unidades de beira de estrada”.

– Diversos fornecedores de sistemas para veículos e estradas também contribuem para o projeto.

– Uma operadora de telecomunicações (ORANGE) assegura a continuidade da comunicação através das diferentes redes.

– O Ministério dos Transportes da França coordena todo o projeto SCOOP.

O Groupe PSA trabalha com várias hipóteses para a implantação da comunicação V2X, no âmbito do projeto SCOOP ou como parte do projeto C-V2X, lançado recentemente em parceria com a Qualcomm.

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares