Lançamento: X80, o “big” SUV Premium da Lifan

Lançamento: X80, o “big” SUV Premium da Lifan

Marca chinesa aposta na máxima “o melhor carro chinês do mercado brasileiro” em um produto luxuoso e com bom preço

A Lifan é uma daquelas empresas chinesas que estão no mercado brasileiro de automóveis e que fazem a lição de casa direitinho estudando o cliente brasileiro e lançando produtos que vão de encontro aos anseios e necessidades de seus clientes. O mais novo lançamento é o novo SUV Premium da Lifan, o X80, mais um veículo global da marca chinesa. Apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2016, o X80 recebeu atenção especial dos engenheiros chineses e brasileiros para oferecer uma experiência mais refinado a exigentes consumidores.

O lançamento deste novo produto, marca um novo momento da Lifan, que está presente no mercado brasileiro desde 2013 e após esta curta experiência busca fixar a marca como uma real opção aos consumidores brasileiros, não apenas pelas características próprias do X80, um SUV grande com sete lugares que se posiciona junto aos melhores concorrentes da categoria, mas também pela elevação do patamar de qualidade da rede de concessionárias da marca, que se preparou para atender esse cliente “Premium”.

O novo SUV Lifan X80 tem, por enquanto, só a versão VIP, equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automático de seis velocidades e com uma extensa lista de itens de segurança, conforto e conveniência. “Procuramos colocar no X80 aquilo que nossas pesquisas mostraram como sendo importantes aos consumidores dessa classe de veículo, porém sem exageros, para conseguir estabelecer um patamar de custo adequado a uma gama maior de potenciais clientes”, fala Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil. “Esse segmento traz pequenas diferenças entre um e outro modelo e o atendimento e atenção dada a todos os detalhes podem fazer a diferença na escolha”, enfatiza Fang, deixando claro que a empresa aposta alto no sucesso desse novo SUV da marca.

O design do X80 procura mostrar sobriedade e sofisticação. A começar pela frente do veículo, onde a grade com barras horizontais cromadas com o nome da marca aplicado, o conjunto óptico com DRL (Daytime Running Light – luz diurna em LED) em linha e faróis de neblina embutidos no para choques impõe sua identidade: trata-se de um SUV de grande porte.

A linha de cintura alta, as rodas aro 19” diamantadas black’n silver e a moldura que acompanha toda a linha inferior e os para choques do SUV, acentuam seu tamanho avantajado. Na parte traseira a tampa do porta-malas domina a cena junto com as lanternas envolventes. O para choques com as luzes de neblina e as duas saídas de escapamento dão um toque de esportividade ao X80. Arrematam o acabamento na traseira os apliques em relevo com o nome da marca e o modelo.

A silhueta alongada dos dois volumes – motor e cabine de passageiros – e a grande altura do solo, dão amplitude ao veículo e também projetam uma imagem de harmonia e equilíbrio, com linhas retas e cantos levemente arredondados. A ampla área envidraçada parece formar uma única peça e seu formato ajuda a dar fluidez às linhas do veículo, sem perder a elegância e a sobriedade.


Na busca do equilíbrio entre desempenho e eficiência energética, a Lifan equipou o novo SUV X80 com um motor com dois litros de capacidade cúbica (1.984 cc), quatro cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo-alimentado, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Esse motor gera 184 CV de potência máxima a 5.000 rpm e 28,6 kgf.m de torque entre 1.600 e 3.600 rpm, força suficiente para empurrar facilmente e com economia seus 1.885 kg (em ordem de marcha). Ou seja. Relação de peso potência na ordem de 10 kg por CV, o que é considerada boa.

O conjunto mecânico é completado pelo câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, que pode também ser utilizado no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas, adicionando esportividade na condução do Lifan X80.

Outro destaque desse conjunto mecânico é o acelerador eletrônico (throttle-by-wire), que permite aceleração mais suave e reduz os trancos nas trocas de marchas, além de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. A integração deste conjunto motor-transmissão tem funcionamento preciso e as trocas de marchas no uso normal são imperceptíveis, com a resposta do motor sempre progressiva e linear, oferecendo uma experiência confortável e com muito prazer de dirigir.

Durante a fase de homologação e testes do X80 para adequação às condições brasileiras, o veículo rodou nos mais variados climas e em diferentes condições de piso por mais de 200 mil km no Brasil e na China, sendo submetido em algumas ocasiões a condições extremas de frio e calor. Durante os testes para homologação do veículo no Brasil, realizados em laboratório e ambiente controlado, os números indicaram o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina (cidade/estrada). Na estrada o consumo ficou em 12,27 km/litro de gasolina e na cidade 8,39 km/litro, dentro dos padrões, normas e utilizando combustível brasileiro.

Tem papel decisivo na agradável experiência de conduzir o Lifan X80 as suspensões McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira, com a direção eletro-assistida (EPS) com ajuste de altura e profundidade, o que permite ao motorista ajustar a posição de dirigir de acordo com sua conveniência. Por falar em ajustes, os dois bancos dianteiros possuem ajustes elétricos para assento, encosto e ajuste lombar no banco do motorista, e do assento e encosto para o banco do passageiro.

As dimensões do Lifan X80 o colocam como um dos mais espaçosos da categoria. O entre eixos de 2.790 mm determina muito espaço e conforto para 7 passageiros adultos, inclusive os que viajam na terceira fileira de assentos. Além do amplo espaço interno para os passageiros, a cabine do X80 traz vários itens de conforto e conveniência, como o painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado (com saídas no teto) para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos.

O segundo banco do Lifan X80 pode ser rebatido total ou parcialmente (1/3 – 2/3) para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira. Já na terceira fileira o banco rebate totalmente, permitindo que surja um grande porta-malas. Esta capacidade de modulação admite diferentes configurações para levar passageiros e carga, uma característica importante para quem tem SUV. Com essa configuração múltipla, o porta-malas do Lifan X80 chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro banco rebatido (até o teto do veículo) ou 200 litros de capacidade na configuração normal para sete passageiros.

O novo Lifan X80 pelas suas características técnicas, os equipamentos e funcionalidades presentes na posição do motorista tornam ainda mais fácil, segura e controlada a experiência. O painel de instrumentos possui três configurações de grafismo diferentes e o motorista escolhe como deseja ver e quais informações são exibidas. No volante há comandos para acesso ao sistema multimídia, para o computador de bordo, para o viva-voz do smartphone (quando conectado por bluetooth com o sistema multimídia) e para o controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control), tudo sem tirar as mãos do volante ou desviar a atenção do tráfego.

No console central há um grande e conveniente porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio para o braço do motorista e do passageiro. Nele estão também os botões para acionar o modo sport da transmissão automática, o assistente de descida (HDC) e o controle de estabilidade (ESP), além do botão do freio de estacionamento eletrônico. Acima do console central está o sistema multimídia com a tela de 8”, o comando do ar-condicionado eletrônico e os botões para acionar o sensor de estacionamento dianteiro e alterar as linhas de referência do sensor de estacionamento traseiro.

Há também uma entrada para carregar qualquer equipamento eletrônico, uma entrada USB e um pequeno espaço para guarda de objetos. Complementam a funcionalidade do espaço do motorista os comandos do teto solar eletrônico, item que oferece conforto adicional aos que preferem ventilação natural com clima mais ameno e também quanto à iluminação dentro do veículo. Junto aos comandos do teto solar do X80 estão as luzes individuais de leitura, além de um prático porta-óculos.

Um item que faz muita diferença, principalmente no trânsito e em manobras em locais mais apertados, é o recolhimento eletrônico dos espelhos retrovisores externos, que é acionado pelo motorista através de um botão no descansa braço da porta do motorista, junto com os comandos dos vidros e travas das portas. Como arremate de sofisticação, o Lifan X80 traz detalhes de acabamento que imitam madeira nobre (cerejeira) no painel frontal, no console central e na alavanca da transmissão.

O teste drive de lançamento do novo Lifan X80 foi um percurso de mais de 400 quilômetros entre estrada e trechos urbanos. O que pude notar é que o, digamos, big  SUV chinês se portou muito bem provando ser uma boa opção de compra para quem busca um veículo grande e com certo luxo. O motor 2.0 TSI prova ter fôlego e casa muito bem com o câmbio automático. Seu rodar e macio e s freios respondem muito bem quando acionados o que garante segurança para quem está dirigindo.

Segundo a marca, “novo Lifan X80 chega para ser o melhor veículo chinês à venda no Brasil”. Disponível em versão única e em três opções de cores – branco, preto e vermelho –, o Lifan X80 chega com preço público sugerido de R$ 129.777.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário