Dicas de segurança para levar criança na motocicleta

Dicas de segurança para levar criança na motocicleta

Como levar como passageiro corretamente uma criança sem infringir as leis de trânsito

Muita atenção nisso! Uma situação muito comum para pais motociclistas: crianças sendo transportadas na garupa da moto. Por mais que isso pareça arriscado, o Código de Trânsito Brasileiro permite crianças maiores de 7 anos nas motocicletas. Veja o que fala o CTB:

“Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

V – transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação.”

Autuação que, além das medidas administrativas, confere 7 pontos à carteira do condutor e multa no valor de R$ 293,47.

A criança deve estar sempre posicionada no banco traseiro da moto, e nunca sobre o tanque ou entre duas pessoas. Além de ilegal, é perigoso! Aliás, use o bom senso: mesmo acima dos 7 anos, a criança aparenta ter capacidade para se manter estável e segura na moto? Se não for o caso, evite esse tipo de transporte para o pequeno. Vamos a algumas dicas de segurança:

1 – A criança deve usar sempre capacete apropriado para o tamanho de sua cabeça, com a viseira abaixada e SEMPRE afivelado. Capacetes de adultos ficam folgados e, em caso de acidente, podem se soltar da cabeça.

2 – Respeite o tamanho da criança – mesmo que ela tenha 7 anos, certifique-se de que ela alcança as pedaleiras com os pés e, mais importante, possui condições físicas de se segurar. Pés soltos podem causar acidentes pelo contato com rodas, correntes e escapamento (que provoca queimaduras).

3 – A criança deve vestir roupas e calçados adequados para rodar em motocicletas – jaquetas, luvas, calças e botas nunca são demais.

4 – Oriente a criança quanto ao ponto correto para se segurar, que é na cintura do piloto. Também ensine a acompanhar os movimentos de corpo de quem pilota a motocicleta. Além disso, informe sobre a necessidade de se segurar com mais força em freadas e acelerações.

5 – Caso a criança esteja tensa ou com medo, evite levá-la na motocicleta. Respeite seus sentimentos, pois ela pode se assustar e tomar decisões imprevisíveis.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário