Nissan do Brasil divulga vencedor de concurso acadêmico de design da pintura “mais nipônica” do Kicks

Nissan do Brasil divulga vencedor de concurso acadêmico de design da pintura “mais nipônica” do Kicks

Projeto de estudante do Rio de Janeiro é eleito o campeão do concurso em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa

E o prêmio vai para… “Pessoas” e “movimento”: essas foram as principais inspirações para a pintura “mais nipônica” do Nissan Kicks em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa. O projeto vencedor vem do Rio de Janeiro, de Daniel Ferreira Junqueira, estudante de design da Pontifícia Universidade Católica. Inspirado nos kanjis, o conceito de Daniel será reproduzido num Nissan Kicks real.

“O projeto traduz movimento e remete às ondas do mar que representam a longa trajetória que os imigrantes japoneses tiveram que enfrentar para chegar ao Brasil. As cores fortes escolhidas, o vermelho e o laranja, refletem emoção e lembram a cultura japonesa. O degradê suave ganha um toque moderno com a transição de cores, representando a experiência rumo a uma nova cultura: uma combinação que tem tudo a ver com o Nissan Kicks, um carro moderno que traz em sua essência a tradição, com a qualidade e a inovação japonesas”, comentou John Sahs, chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan no Brasil.

O estudante carioca, de 25 anos, explicou a origem do projeto: “A arte japonesa é muito expressiva, principalmente a pintura tradicional. O conceito nasceu quando vi os kanjis feitos a mão, e quando descobri que os de imigração significavam ‘pessoas’ e ‘movimento’. Naquele momento, sabia que seguiria nessa linha e comecei os sketches. Achei que o resultado ficou bem elegante e condizente com tudo o que pensei”, avaliou Daniel.

A Comissão Julgadora, formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing, recebeu projetos de universitários dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estão a fábrica e escritórios da empresa no país. Para o chefe de design, o concurso acadêmico faz parte disso.

“É importante a Nissan estar presente também no universo acadêmico. Iniciativas como o nosso concurso incentivam o desenvolvimento dos estudantes, além de contribuir para que eles comecem a pensar em seus desenhos de uma maneira profissional e ainda mais competitiva, voltada ao mercado real”, disse John Sahs.

Daniel ressaltou a importância do concurso, que “sai do âmbito acadêmico e coloca um projeto meu no mundo, colocando meu nome ao lado de uma grande marca como a Nissan. Além disso, achei a proposta muito original. Projetar algo para um carro foge da rotina do designer gráfico, e a chance de ver o desenho ser concretizado num Nissan Kicks real me chamou a atenção”, contou o estudante.

O Nissan Kicks desenhado por Daniel poderá ser visto pelo público geral em breve. A pintura será reproduzida em um showcar que será exibido no estande da Nissan no Festival do Japão, em julho.

Sem Comentários

Insira um Comentário