Avaliação: Volvo V40 T4, emoção sobre quatro rodas

Avaliação: Volvo V40 T4, emoção sobre quatro rodas

Escrito por: 

15/04/2018

Hatchback de entrada da marca sueca mostra que é uma excelente opção de mercado com preço justo em sua categoria de importados

Eis que chega, pela primeira para avaliação e Super Top Motor, um modelo da Volvo. E, se é o primeiro, a ideia é ser o primeiro da família de carros. Assim, o escolhido foi o hatcback V40 T4 que, de entrada, não tem nada. O Volvo V40, segundo a marca sino-sueco, é o modelo mais vendido na Europa e o segundo no mundo da fabricante.

Seu design é bem legal e começam na dianteira, com destaque para o logotipo Iron Mark renovado na grade redesenhada e para os novos faróis “Martelo de Thor”. A partir da versão Momentum, o novo conjunto ótico T-Shape com iluminação Full LED tem acendimento automático, luzes sinalizadoras dianteiras e de posição integrada. Trata-se de um sistema que proporciona maior capacidade de iluminação, garantindo melhor visibilidade em qualquer condição e um diferencial no segmento de compactos premium.

O interior não deixa nada a desejar. Conforme a versão, são possíveis até nove combinações de cores para os bancos de couro, com destaque para os novos revestimentos na cor caramelo e bege com volante em dois tons que deixam o habitáculo mais moderno e sofisticado. Já a versão R-Design prima pela esportividade com diversos detalhes exclusivos, como bancos Sport de couro perfurado e costura branca.

 

O console central também recebeu novo acabamento de alumínio preto e superfície texturizada, conferindo aspecto ainda mais refinado. No V40 R-Design, o volante Sport exclusivo é revestido de couro e tem acabamento de alumínio. Multifuncional, apresenta comandos à mão, como piloto automático, paddle shift para uma condução mais dinâmica e controles do sistema de som High Performance em todas as configurações.

 

O Volvo V40 T4 traz rodas de 17 polegadas, farol de xênon e DRL, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, bancos revestidos de couro, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), cruise control e o inovador sistema Sensus Connect, um equipamento de série em toda a linha Volvo Cars que permite encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma completamente integrada ao automóvel. O sistema de áudio traz ainda reprodutor de DVD e tela de 7” integrada ao painel.

 

A versão Momentum, a avaliada, por sua vez, oferece ainda mais comodidade e conforto para o motorista, com o banco dianteiro elétrico com memória. A configuração inclui sistema Keyless, para partida sem a necessidade de inserir a chave no painel, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, além de espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente e apoio de braço traseiro com porta-copos. O quadro de instrumentos é digital de 8”, com três temas selecionáveis: Performance, Elegance ou ECO.

O Volvo V40 T4 traz o motor T4 Drive-E, um 2.0 turbo de quatro cilindros, que gera 190 cv de potência máxima e 31 kgf.m de torque máximo entre 1.300 e 4.000 rpm. Com transmissão automática Geartronic de seis velocidades, o conjunto acelera o hatch de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

 

Este motor T4 conta com tecnologia para aumentar a eficiência: sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função Eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada. A função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua para otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima de 65 km/h para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.

 

 

De acordo com o Euro NCAP, o V40 T4 é o hatchback premium mais seguro do mundo e oferece uma das mais completas combinações de equipamentos de segurança de série desde a versão Kinetic: sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho, este para o motorista), sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e controle avançado de estabilidade (ASC).

 

O pacote de segurança de série, referência entre todos os modelos Volvo, oferece ainda o consagrado sistema City Safety, de frenagem automática em situações de trânsito, e o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista ao veículo. Entre os recursos, dá acesso a dados do computador de bordo e indica a necessidade de manutenção de alguns itens.

 

 

O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus, uma solução completa de entretenimento e conectividade que oferece serviços de streaming de música, rádio, podcasts online e, como acessório, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros.

 

Na avaliação do Volvo V40 T4, fiz uma viagem a bucólica cidade de Gonçalves, localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Um percurso formado por uma auto-estrada, com velocidade na média dos 120 km por hora e uma estrada cheia de curvas. Foi fácil sentir dois fatores: a potência do motor que tem-se que tomar muito cuidado, pois velocidades bem acima da média são atingidas com o motor, digamos, “enchendo” fácil.

 

 

Outro trecho foi uma estrada sinuosa em sentido a montanha. Nela foi fácil comprovar a segurança que o Volvo V40 T4 proporciona. Seus freios e suspensão funcionam muito bem. Outro fator a ser pontuado é o conforto interno do modelo. Mesmo sendo “chamado de carro de entrada” não tem nada disso. O preço desta máquina sobre quatro rodas é de R$ 129.900.

 

Texto e avaliação: Joka Finardi

Fotos: Volvo divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário