WRC : na Espanha, Sébastien Loeb volta a vencer depois de cinco anos

WRC : na Espanha, Sébastien Loeb volta a vencer depois de cinco anos

Escrito por: 

29/10/2018


Aos 44 anos, o maior campeão da história da categoria disputou o Rally da Espanha como convidado; e saiu de lá com a vitória

 

“Quem é rei, nunca perde a majestade!”, diz aquela popular máxima. Aos 44 anos de idade, Sébastien Loeb, nove vezes campeão do WRC, voltou a vencer uma prova da categoria: o Rally da Espanha, disputado neste fim de semana. Foi um momento histórico para o Mundial de Rally. Loeb não vencia havia mais de cinco anos, desde o Rally da Argentina de 2013.

Vale contextualizar que o piloto francês da Citröen se aposentou do WRC em 2012 – e passou a fazer apenas participações esporádicas desde então (esta foi uma delas). Loeb apresentou o mesmo brilhantismo de sempre ao virar o jogo neste domingo, 28 de outubro, justamente o último dia de prova.

O asfalto amanheceu molhado em função da chuva da noite, mas Loeb apostou que secaria rapidamente e foi o único entre os líderes a escolher os pneus mais duros. Essa decisão foi acertada: os compostos acabaram tendo mais aderência, conferindo vantagem a ele. “A previsão do tempo da equipe estava correta”, comemorou Loeb.

“Eu sabia que, se fosse verdade, os compostos mais duros seriam mais rápidos. Ganhar depois de tanto tempo é incrível, especialmente depois de um duelo como este, em que eu só descobri que a vitória era minha bem depois de cruzar a linha de chegada. Eu nunca achei que eu voltaria a vencer”, vibrou.

O duelo a que ele se refere foi com o xará Sébastien Ogier, da Ford. Loeb rodou na penúltima especial e deu a Ogier a chance de se aproximar. A diferença entre eles na soma de tempos foi de apenas 2s9 (pouco para os padrões do Mundial de Rally). Mas Ogier definitivamente não pode reclamar da segunda posição.

O principal adversário dele na disputa pelo título, Thierry Neuville, da Hyundai, acertou uma pedra e detonou a roda traseira direita no final da prova, terminando em quarto e perdendo um pódio quase certo. Com isso, Ogier assumiu a liderança do campeonato faltando apenas uma etapa para o final: soma 204 pontos, contra 201 do belga.

Desculpe pelo spoiler, mas, pra quem não viu, as emoções do Rally da Espanha ainda estão disponíveis na Red Bull TV, por meio do programa especial que traz um resumo de cada um dos dias de disputa.

A decisão do WRC será nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro, na Austráliia.

 

Classificação do Rally da Espanha:

1. S Loeb / D Elena FRA Citroën C3 3hr 12min 08.0sec
2. S Ogier / J Ingrassia FRA Ford Fiesta + 2.9sec
3. E Evans / D Barritt GBR Ford Fiesta + 16.5sec
4. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 + 17.0sec
5. D Sordo / C del Barrio ESP Hyundai i20 + 18.6sec
6. O Tänak / M Järveoja EST Toyota Yaris + 1min 03.9sec

Classificação do Campeonato após 13 etapas:

1. S Ogier 204pts
2. T Neuville 201pts
3. O Tänak 181pts

Sem Comentários

Insira um Comentário