Avaliação: BMW S1000 XR, a melhor sport-touring do mercado

Avaliação: BMW S1000 XR, a melhor sport-touring do mercado

Escrito por: 

30/01/2017

Avaliamos a BMW S1000 XR e gostaria de descrever esta moto fielmente em uma frase, mas quem fez melhor isso foi a própria BMW  “Perfeição para seus infinitos caminhos com a dinâmica de uma esportiva, a versatilidade de uma adventure e o conforto de uma touring.” e não é que eles tem razão!

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A BMW S1000 XR é uma sport-touring, e cumpre de fato as duas tarefas, sendo esportiva ao extremo para os mais corajosos pilotos e touring pelo conforto com cruise control, manoplas aquecidas e protegidas, posição de pilotagem sem cansaço, dentre outros que vou destacar abaixo.

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Começaremos falando do seu motor, herdado da naked S1000 R, que já é popularmente conhecida como “canhão Alemão”, quatro cilindros em linha de 999 cm³, 160 cv de potência máxima a 11.000 rpm e torque de 11,2 Nm a 9.250 rpm que tem muito fôlego para saídas e retomadas, que aliado ao cambio de seis marchas com o sistema Shift Assistant Pro gera muito conforto sem abrir mão da esportividade, transformando esta moto em puro prazer em trocar marchas. O sistema permite subir ou reduzir as marchas sem a necessidade de acionar a embreagem. Na pratica funciona da seguinte maneira; enquanto estiver esticando o cabo (acelerando) pode subir marcha desde a primeira até a sexta sem acionar o manete da embreagem e para reduzir, basta apenas não estar acelerando para descer as marchas, ou seja, nada de ficar apertando embreagem e nem perdendo rotação do motor. Quando saímos em primeira marcha acelerando forte, a rotação não muda a cada troca, tornando assim muito esportiva e eficiente, isso sem contar o ronco continuo prazeroso de ouvir, ronco este digno de se escutar à centenas de metros de distancia.

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A BMW S1000 XR é bem recheada de eletrônica e possui: quatro modos de pilotagem: Rain (chuva), Road (estrada), Dynamic (dinâmico) e Dynamic Pro. O mais moderno controle de tração DTC, ABS Pro de ultima geração e suspensão eletronicamente ajustável Dynamic ESA. O sistema faz 4 leituras por segundo para ajustar a melhor condição de pilotagem aliando esportividade, conforto e principalmente segurança.

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Para que tudo funcione com tanta eficiência, a BMW investiu em um quadro em alumínio e do tipo diamond com angulo de cáster mais aberto e distancia entre-eixos mais longa, proporcionando melhor estabilidade em altas velocidades auxiliada pelo amortecedor de direção de série. Garfo telescópio invertido na dianteira de 150 mm de curso e 140 mm na balança traseira monoamortecida. As pedaleiras estão muito bem posicionadas, mantendo a posição das pernas e joelhos confortáveis. A palavra conforto e suas variantes apareceram muitas vezes na avaliação da BMW S1000 XR, inclusive o assento também esta dentro desta quesito, com opções de altura de 820 mm a 855 mm.

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Consumo não costuma ser uma preocupação para quem procura por este modelo de motocicleta, mas se a idéia é viajar com ela, ai sim usamos uma outra palavra que preocupa, autonomia. O tanque da BMW S1000 XR é de 20 litros, nossa média de consumo ficou entre 20 kml passeando pela cidade sem grandes esticadas. Já com pilotagem mais agressiva, baixou para 11 kml, ou seja, se pretende pegar estrada com ela, deverá saber que a autonomia na estrada será aproximadamente 400 km com tanque cheio.

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Já que falamos de pegar estrada, a BMW S1000 XR conta com pára-brisa ajustável, suporte para malas laterais e top case, além do já conhecido suporte de GPS, tudo de série.

Os freios de discos duplos Brembo são eficientes trabalhando junto com o ABS que não faz questão de ser percebido, mas se com tudo isso ainda precisar de mais, o controle de tração dinâmico estará lá para cumprir o papel dele, ou seja, alicatando com força o freio, não resultará em saídas de lado, pára-quedas ou qualquer tipo de susto.

Design da moto muito me agradou, conjunto ótico é harmonioso e a barra de led diurno confere visual moderno.

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Em resumo o que pode se esperar desta motocicleta de pouco mais de 70.000 reais? Esportividade à mão, conforto na pilotagem e muita, mas muita segurança eletrônica. Moto versátil, boa para cidade, não muito boa para corredores estreitos pelo largo guidão, porém ele quem oferece coluna alinhada. Uma grande vantagem sobre as concorrentes sem duvida é o “Shift Assistant Pro”. Este modelo, se comparado com a concorrência, seria a escolha para enfeitar a garagem de Super Top Motor.

 

Texto: Flávio Verna

Fotos: Flávio Verna e divulgação.

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