Turismo: Chile convida paulistanos a vivenciarem sua cultura no MicBR 2018

Turismo: Chile convida paulistanos a vivenciarem sua cultura no MicBR 2018

Escrito por: 

01/11/2018

Em sua primeira edição, o evento promoverá uma semana de intercâmbio artístico e cultural entre nações sul-americanas com shows, palestras e workshops em centros culturais da Avenida Paulista

Uma boa dica para quem está planejando uma viagem ao Chile e quer conhecer a cultura deste país andino! Entre os dias 5 e 11 de novembro, o Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) irão realizar, na cidade de São Paulo, a primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR). O evento reúne diversas empresas, criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e mais 7 países sul-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). A delegação chilena será formada por 67 agentes culturais, representando projetos e empresas criativas, que participarão de rodadas de negócios e se apresentarão em diversas atrações espalhadas pelo corredor cultural da Avenida Paulista.

O evento tem o objetivo de impulsionar a internacionalização da produção cultural e promover o intercâmbio entre os países, com foco em 10 setores da economia criativa: artes cênicas (circo, dança e teatro); audiovisual (cinema, TV, publicidade e novas mídias); animação e jogos eletrônicos; design; moda; editorial; música; museus e patrimônio; gastronomia; e artes visuais.

Esta é a terceira vez que o Chile participa de uma iniciativa voltada para o mercado de indústrias culturais na América do Sul. “Nosso objetivo como parte deste evento é potencializar o intercâmbio comercial e cultural entre os países sul-americanos. Além de apoiar o desenvolvimento dessas iniciativas por meio da abertura de novos mercados”, explica Claudia Gutiérrez Carrosa, chefe do Departamento de Fomento de Cultura e Artes do Chile.

O Chile traz quatro atrações, abertas ao público, para o corredor cultural da Avenida Paulista. São elas:

“Melodias em el Aire” – Apresentação da Companhia de teatro ARANWA, que acontecerá dia 07/11, às 16h, no Teatro do Sesi/SP – Avenida Paulista, 13, Jardins.

“Paz Court” – Performance do grupo musical chileno, com mais de 10 anos de trajetória, que traz uma mescla entre pop music, ritmos latinos e jazz. Dia 08/11, às 12h, no Sesc – Avenida Paulista, 119, Bela Vista.

“Tunacola” – Banda formada em 2010 pelo produtor Richi Tunacola, considerada uma das propostas mais originais da cena contemporânea chilena, com sons e influências que englobam diferentes vertentes, como hip hop, baladas românticas, trilhas de jogos e funk. Dia 07/11, às 18h, no Sesc – Avenida Paulista, 119, Bela Vista.

“Desfile Sr. Gonzalez” – O estilista Cristian Gonzalez apresenta sua coleção “Zenital” no dia 06/11, às 18h, na Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073.

Rodada de Negócios e Workshops

Com uma delegação formada por 67 integrantes, o Chile conta com representantes de projetos e empreendimentos de 10 diferentes áreas de atuação, que estarão presentes nas rodadas de negócios, workshops e reuniões da MicBR para estreitar os laços, trocar experiências de mercado e estabelecer parcerias com os representantes dos demais países sul-americanos. “Existe uma estreita entre a indústria cultural brasileira e chilena. Só para mencionar alguns exemplos, podemos destacar o sucesso da Galinha Pintadinha, no Chile, e do Meu Cachorro Chocolo, no Brasil. Existe um crescente interesse de produtoras audiovisuais para se associarem com desenvolvedores chilenos, como pudemos observar em nosso último encontro com exportadores de Serviços e Indústrias Criativas, realizado no início de Outubro, em Santiago, do qual participaram vários compradores brasileiros. Esperamos que este novo encontro contribua para o fortalecimento das relações culturais entre ambos países”, explica Maria Julia Riquelme, Diretora Comercial do ProChile Brasil.

 

Podemos destacar a participação das seguintes empresas, profissionais e organizações chilenas na MicBR:

 

Artes Cênicas: Capanegra: Fitich; Fundación Teatro a Mil; Centro Cultural Gabriela Mistral; Corporación Cultural Balmaceda Arte Joven; Cultura Transforma & Plataforma DanzaSur; Festival Internacional Santiago Off; FINTDAZ – Festival Internacional de Teatro y Danza; Identidades Festival; Imaginario presenta: En busca de la belleza; Los Fi; Mayo Rodríguez Productora Creativa / Bestias Danzantes Festival Cine de Danza / Jose Vidal & Cia Compañía de danza contemporánea; Tryo Teatro Banda.

 

Audiovisual, Animação e Jogos: Dinogorila Creative Lab; LUNES Animation Studio; Niebla Games Animación y Videojuegos; Wild Bunch Studio; Zumbastico Studios; Atómica; Factoría Espectra; Inefable; Jump Cats VFX Audiovisual; Mimbre Producciones; PAROX S.A.; Picardia Films; Rizoma Producciones; Sietemagias Films.

Desenho: Depto51; Sr. Gonzalez; END – Espacio Nacional de Diseño; Fundación Ariaka; Medu1a Estudio; ModaCL.

Editorial: Fundación Plagio; Editorial Hueders; Editorial Los Libros de la Mujer Rota; Quilombo Ediciones; Sa Cabana Editorial; Sangría Editora; Uqbar Editores.

Música: 1+1=3 Producciones; Armadillo; Asociación Cultural Ensamble Transatlántico; Días de Músico; Frecuencias; Hemiola Músicas; Orbita Records; Quemasucabeza Producciones Ltda/ Armónica Booking y Medios; Weeshing.

Organizações: Asociación Gremial de Industrias Creativas; Fábrica de médios.

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares