Dicas para viajar de carro com tranquilidade e segurança

Dicas para viajar de carro com tranquilidade e segurança

Cuidados básicios de manutenção para não ficar parado na estrada na volta das férias

As férias terminaram e é hora de voltar para casa. Para fazer uma viagem tranquila e segura neste retorno do período de férias, confira algumas dicas de manutenção necessárias para o seu veículo – e também cuidados que você deve ter ao dirigir na estrada.

Pneus: Faça uma verificação completa, observando o desgaste e a pressão dos pneus, não se esquecendo de avaliar o estepe. Aproveite para inspecionar macaco, chave de rodas, triângulo de sinalização e a validade do extintor de incêndio.

Luzes do carro: Inspecione os faróis, lanternas, luzes de freio (inclusive brake-light), luzes de sinalização e de placa. Esses componentes auxiliam na sua visibilidade e facilitam que o seu veículo seja visualizado pelos outros motoristas. Use os faróis mesmo durante o dia.

Verificações gerais: Faça uma checagem no sistema de freios, de suspensão e direção e também verifique o óleo e o sistema de arrefecimento do motor antes de pegar a estrada.

Seja responsável ao volante: Respeite as sinalizações de trânsito. Use os cintos de segurança mesmo nos bancos traseiros. Não exceda os limites de velocidade e ultrapasse somente pela esquerda, em local permitido, adotando uma boa margem de segurança e distância do veículo à frente.

Com o tempo úmido: Em condições de chuva ou neblina, reduza a velocidade e nunca utilize o pisca-alerta com o carro em movimento.

Quando e onde parar: Só use o acostamento em casos de emergência. Para paradas de descanso ou encontros, utilize postos e locais seguros.

Programe-se: Planeje sua viagem observando o horário de saída, tempo de viagem, praças de pedágio, postos de abastecimento e de descanso. Não dirija com sono! Verifique a validade de sua habilitação e a documentação do veículo.

Vale para o ano todo: Falamos deste período em que as pessoas costumam tirar férias, na virada do ano, mas essas recomendações do CESVI servem para qualquer viagem que você faça com seu carro – não importa quando. Na estrada, as velocidades são mais altas e qualquer descuido pode se transformar numa catástrofe. Com a manutenção básica do veículo e dirigindo com segurança, são maiores as chances de que sua viagem só renda ótimas lembranças – e belas fotos para você publicar nas suas redes sociais.

 

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário