Camerata da Orquestra Experimental realiza concerto gratuito

Camerata da Orquestra Experimental realiza concerto gratuito

Apresentação acontece no sábado (6), às 17h, na Praça das Artes. O repertório traz obras de Gustavo Holst e Radamés Gnattali

Uma boa opção para quem curte música clássica e, de quebra, de graça. A Camerata da Orquestra Experimental de Repertório, formação reduzida de músicos da OER, realiza junto ao grupo Samuel Pompeo Quinteto um concerto gratuito no dia 6 de abril, às 17h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes. O programa traz obras de Gustavo Holst e Radamés Gnattali.

Formado por Samuel Pompeo (saxofone, soprano, clarinete baixo e arranjos), Dino Barioni (guitarra), João Bueno (piano), Sidiel Vieira (contrabaixo) e Paulinho Vicente (bateria), o grupo Samuel Pompeo Quinteto traz experimentos do choro contemporâneo em uma fusão com o jazz. O concerto, junto aos alunos da OER, terá regência de Thiago Tavares.

A apresentação tem início com a obra Brook Green Suite, do compositor inglês Gustav Holst. Composta em 1933, a música traz a paz de um momento de contemplação, ocultando o que autor estava vivendo no período – foi feita um ano antes de sua morte, enquanto estava no hospital. A obra imortaliza suas vivências, leva o nome do lugar onde se casou e que era próximo a sua escola. Em seguida, os músicos apresentam St. Paul’s Suite, também de Holst. A peça, composta em 1913, se destaca pela qualidade musical. Apesar de não ter um nível de dificuldade técnica muito avançada, foi gravada por importantes orquestras e maestros ingleses. Ambas as composições são dedicadas à orquestra da escola em que Gustavo Holst trabalhava.

Já na segunda parte do programa, os músicos interpretarão as obras Armagura, Valsa Triste e Pé de Moleque, do compositor e arranjador brasileiro Radamés Gnattali. Entre o erudito e o popular, Radamés é referência para músicos e compositores de ambos os universos. Em seu círculo de amizades, estão grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Cartola e Heitor Villa-Lobos. Radamés sempre buscou inspiração na música popular, inovando na instrumentação e aproveitando elementos de diferentes estilos, como o jazz e o choro. Neste concerto, o público poderá ainda curtir os momentos de improviso do grupo Samuel Quinteto Pompeo, que serão realizados durante os arranjos.

Orquestrando Os Grandes Mestres

Já no dia 14, às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório realiza mais um concerto da série Orquestrando Grandes Mestres no palco do Municipal. Sob regência de Gabriel Rhein-Schirato, os músicos da OER, junto ao pianista Lucas Thomazinho, interpretarão Rapsódia Húngara nº2 e Concerto nº2 para Piano e Orquestra, de Franz Liszt, e Chopiniana Op. 46, de Alexander Glazunov. Os ingressos custam R$20 e podem ser adquiridos na bilheteria física do Theatro ou pelo site eventim.com.br.


Serviço:

 

> 06 Sábado | 17h

CAMERATA OER & SAMUEL POMPEO QUINTETO
Camerata da Orquestra Experimental de Repertório
Samuel Pompeo Quinteto
Thiago Tavares, regente

Programa:

GUSTAV HOLST
Brook Green Suite
St. Paul’s Suite

RADAMÉS GNATTALI (arranjos de Samuel Pompeo)
Amargura
Valsa Triste
Pé de Moleque

Local: Sala do Conservatório, Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 – Centro
Duração aproximada: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

 

> 14 Domingo | 12h
ORQUESTRANDO OS GRANDES MESTRES
Orquestra Experimental de Repertório
Gabriel Rhein-Schirato, regente
Lucas Thomazinho, piano

Programa:

FRANZ LISZT
Rapsódia Húngara nº 2 (orquestração de Karl Müller-Berghaus)
Concerto nº 2 para piano e orquestra

ALEXANDER GLAZUNOV
Chopiniana, Op. 46 (a partir de obras de Frédéric Chopin)

Duração aproximada: 50 minutos

 

Sem Comentários

Insira um Comentário