Os vários mitos da manutenção automotiva

Os vários mitos da manutenção automotiva

Pneus, óleo, limpeza são alguns dos mais conhecidos quando se fala em da manutenção de um carro

 

No passado “Dia da Mentira” foi uma data onde todos devem tomar cuidado com as informações que são espalhadas. Porém, quando o assunto é segurança, como a manutenção de seu veículo, não há espaço para brincadeiras. Vamos, então, desmistificar algumas afirmações com relação a conservação veicular.

Não tem problema se usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo.

Esse procedimento não é recomendado. Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado, pode apresentar tendência direcional para um dos lados e principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada. O ideal é sempre manter todas as rodas com pneus iguais, garantindo melhor aderência e segurança para todos os ocupantes.

Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro.

Usar pneus de medidas diferentes altera sim o comportamento do veículo, que foi projetado e desenvolvido em conjunto com a montadora para funcionar com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura. A alteração da medida dos pneus pode ocasionar inclusive problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e dirigibilidade.

Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens.

Um pneu mais largo pode prejudicar a resistência a aquaplanagem pois as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas para proporcionar a correta drenagem da água em um pneu mais largo. As condições de segurança do veículo em quesitos como dirigibilidade e frenagem, podem ficar seriamente comprometidas com a alteração das dimensões originais dos pneus e rodas.

O modo como você dirige o veículo não afeta vida útil dos pneus

A forma como o veículo é conduzido afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastam ainda mais os pneus. Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, não só preservando a durabilidade dos pneus como, também, diminuindo o consumo de combustível. A correta manutenção dos pneus também é fator fundamental para prolongar a vida útil dos pneus.

Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores.

Os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga, lembrando ainda que a calibragem dos pneus deve ser feita sempre com os pneus frios. O proprietário precisa seguir estas instruções, assim garantir melhor funcionamento do veículo, menor consumo de combustível, melhor segurança em situações de risco como frenagens em superfícies escorregadias e ainda aproveitar o pneu em toda a sua vida útil. Além disso, pneu calibrado da forma correta é mais resistente à cortes e lacerações.

Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo.

O ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por pneus fabricados novos, que não possuem nenhuma emenda ou colagem realizada após o processo de fabricação. Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI. O indicador, que está na banda de rodagem e é indicado na lateral do pneu em vários locais mostra exatamente quando chega a hora de trocar que é quando sua altura se iguala a da banda de rodagem. Em caso de dúvidas, procure uma das muitas lojas da Campneus espalhadas pelo Brasil.

Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo.

É preciso que o carro tenha sido desenvolvido pela montadora e homologado para rodar com pneus Run Flat. Em primeiro lugar, o veículo deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para evitar que o motorista não perceba que está sem ar no pneu. Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu. Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia. Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando tiver perdido a pressão.

Pneus Run Flat são mais duros e frágeis.

Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto. Porém, esta robustez não interfere na performance e conforto do pneu.

Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem.

A tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem. Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível, resistência ao rolamento e ruído.

Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco.

Pneus chamados carecas são produtos que já chegaram ao fim de sua vida útil, perdendo a aderência provinda do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais e a capacidade de escoamento de água pelo desgaste da banda de rodagem. Desta forma, estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem. A borracha do pneu careca não possui, em absoluto, a mesma aderência de um pneu novo ou de um pneu slick para competições, por exemplo, gerando um enorme risco para as pessoas a bordo do veículo que utiliza os pneus nestas condições.

Suspensão macia é sinônimo que ela está boa.

Suspensão macia não é um indício que ela está boa. Ela tem que ser firme para absorver as imperfeições da pista ou rua. Se for o caso, isso pode significar folga em algum componente do veículo. Para saber se está na hora de trocar o amortecedor, confira o manual do proprietário ou vá em uma loja da Campneus.

É possível saber a viscosidade do óleo só com umas gotas entre os dedos.

Não, pois só é possível saber usando um equipamento chamado viscosímetro, específico para este tipo de medição.

Só é preciso trocar o óleo quando ele estiver ralo.

O correto é seguir à risca as orientações presentes no manual do proprietário do carro. Lá o usuário irá encontrar qual a especificação correta do óleo do motor, bem como a periodicidade que se deve efetuar a troca do fluido e do filtro.

Só se faz o alinhamento de um carro se ele passar em um buraco grande.

Esse não é o procedimento recomendado, apesar de que, se eventualmente isso acontecer, deve-se conferir o alinhamento do veículo. Em um uso comum, um carro deve ser alinhado a cada 10.000 km. Se o veículo rodar por muito na cidade ou em estradas não pavimentadas ou em más condições, recomenda-se fazer o alinhamento a cada 5.000 km.

Não há necessidade de limpar o ar-condicionado do carro.

O ar-condicionado do carro acumula muita sujeira, bactérias e ácaros que ficam alojados nos dutos e precisa ser limpo com frequência de seis meses. Um equipamento mal cuidado pode gerar problemas respiratórios por não manter a qualidade do ar que respiramos no ambiente fechado.

Se a suspensão não está fazendo barulho, não é necessário efetuar manutenção.

Nem sempre o que está ruim faz barulho, e isso se adapta à suspensão de um veículo. Ela mesmo não fazendo barulho, pode precisar de uma manutenção. Recomenda-se fazer a cada 10 mil km realizar um check-up na suspensão de forma preventiva. Para saber se o seu veículo precisa desse cuidado, encontre a loja Campneus mais próxima para ver como está o estado da suspensão de seu veículo.

 

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