Maio Amarelo: dicas de segurança no trânsito

Maio Amarelo: dicas de segurança no trânsito

Segurança no trânsito é fundamental para os motoristas

Como é de teu conhecimento, maio é o mês de conscientização para a segurança no trânsito e é marcado pela campanha do Maio Amarelo. Promovido desde 2013 pelo Observatório nacional de Segurança Viária (ONSV) no Brasil, a campanha tem como objetivo dar visibilidade à violência no trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito tiram a vida de mais de 1.3 milhão de pessoas todos os anos. Além disso, os traumas causados em acidentes são a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos.

Uma série de atitudes simples podem ser tomadas para mudar essa estatística e a Rentcars.com como uma das líderes globais em aluguel de carros online lista seis dicas de segurança no trânsito e explica quais são e como funcionam as proteções dos carros alugados. Confira a seguir:

1 – Tenha atenção com pedestres e ciclistas

O trânsito das cidades não é composto apenas pelos automóveis e seus motoristas. Ciclistas, skatistas, pedestres que caminham a pé ou que aderiram à moda dos patinetes elétricos também fazem parte desse ecossistema. Por isso, é de extrema importância que os motoristas de carros, ônibus, caminhões e outros veículos de passeio e transporte de cargas tenham atenção com as pessoas que são mais vulneráveis por não ter a mesma proteção que esses veículos oferecem. É responsabilidade do motorista protegê-los sempre.

2 – Não ultrapasse a velocidade permitida

Boa parte dos acidentes é causado pelo excesso do limite de velocidade. As velocidades que são definidas em cada via devem ser respeitadas a fim de manter a integridade de todos os envolvidos no trânsito. O motorista não deve, em circunstância alguma, ultrapassar os limites estabelecidos.

3 – Não realize ultrapassagens proibidas

As sinalizações das vias têm como objetivo principal garantir a segurança de quem está dirigindo e alguns trechos não permitem determinadas manobras. As ultrapassagens, quando feitas em lugares não indicados, tendem a gerar acidentes. Portanto, ultrapasse apenas na faixa pontilhada.

4 – Respeite os semáforos

O semáforo é uma ferramenta utilizada para controlar o tráfego de veículos e de pedestres que utiliza uma linguagem simples, com três luzes nas cores vermelha, amarela e verde. Respeitar as luzes do semáforo é de extrema importância. Não passe quando ele estiver vermelho, mesmo com o trânsito livre. E lembre-se: amarelo é sinal de atenção, não aceleração.

5 – Garanta a segurança dos bebês e crianças

Bebês e crianças são, sem dúvida, mais vulneráveis do que adultos dentro do veículo. Por isso, é crucial que eles estejam bem acomodados no banco de trás sempre utilizando o cinto de segurança e cadeirinhas adequadas de acordo com a idade.

6 – Não dirija sob efeito de nenhuma substância

Dirigir e utilizar substâncias que alteram a percepção, reflexos e noção espacial, definitivamente não combinam. Se estiver sob o efeito de qualquer substância, passe a chave do carro para alguém que esteja em condições de dirigir.

 

 

Sem Comentários

Insira um Comentário