Aliança Renault Nissan fecha acordo Waymo

Aliança Renault Nissan fecha acordo Waymo

Grupo Renault e Nissan se tornam os primeiros fabricantes automotivos a explorar serviços de mobilidade sem motorista com a Waymo na França e no Japão

 

Mais uma grande negócio na área da mobilidade! O Grupo Renault, a Nissan Motor Co. e a Waymo, líderes em suas respectivas áreas de atuação, firmaram um acordo exclusivo para em um período inicial explorar todos os aspectos dos serviços de mobilidade sem motorista para passageiros e entregas na França e no Japão.

O acordo foi criado para reunir os pontos fortes de cada parte e ampliar a expertise avaliando oportunidades de mercado, trabalhando em conjunto para pesquisar questões comerciais, legais e regulatórias relacionadas a oferta de transporte sem motorista como serviço na França e no Japão. A Aliança da Renault-Nissan-Mitsubishi, com uma presença global e portfólio cobrindo todos os segmentos de veículos de passageiros e comerciais leves, é especialmente adequada para participar desta parceria comercial com a Waymo, uma empresa de tecnologia autônoma que já acumulou mais de 16 milhões de quilômetros em vias públicas.

O acordo marca um primeiro passo para o desenvolvimento de operações de longo prazo e rentáveis de serviços de mobilidade sem condutor. Essa análise será realizada primeiramente na França e no Japão, sede do Grupo Renault e sede da Nissan, respectivamente, e poderá se expandir para outros mercados, excluindo a China, no futuro.

Para promover o processo de exploração de possibilidades, o Grupo Renault e a Nissan criarão empresas em joint venture focadas na Aliança na França e no Japão, dedicadas a serviços de mobilidade sem motorista.

“Esta é uma oportunidade ideal para a Waymo levar nossa tecnologia autônoma a um cenário global, com um parceiro inovador. Com o alcance e a escala internacional da Aliança, nosso Waymo Driver pode oferecer soluções de mobilidade transformacionais para atender com segurança passageiros e entregas comerciais na França, Japão e outros países.”, explicou John Krafcik, Chief Executive Officer da Waymo.

“A história da mobilidade do amanhã será escrita em conjunto, com a cooperação da Aliança com a Waymo, como líderes da indústria, abrindo novas perspectivas para serviços de mobilidade sem motorista. Acreditamos que essa parceria acelerará nosso compromisso de oferecer novos serviços de mobilidade compartilhada e beneficiará os ecossistemas automotivos, nos colocando na vanguarda dos novos negócios da mobilidade sem motorista em nossos principais mercados estratégicos.”, disse Thierry Bolloré, Chief Executive Officer do Grupo Renault.

Para Hiroto Saikawa, Presidente e CEO da Nissan Motor Co., Ltd.,  a explicação é “À medida que continuamos nosso trabalho por meio do plano de médio prazo – Nissan M.O.V.E. to 2022 – para evoluir o nosso negócio para atender às mudanças no comportamento do consumidor, a Nissan pretende ser um dos primeiros fornecedores de serviços de mobilidade sem motorista. Nossa experiência na indústria automotiva global e expertise em parcerias estratégicas nos permitirão explorar oportunidades para expandir nosso portfólio e entregar novos valores aos clientes com a Waymo, líder reconhecida neste setor.”

Sem Comentários

Insira um Comentário