Dicas para a manutenção de ar condicionado

Dicas para a manutenção de ar condicionado

Aproveite a Primavera para cuidar do seu veículo

Como você sabe, a estação da  Primavera chegará na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro dentro de poucos dias, mas na maioria dos estados brasileiros, o clima mais quente já começou com tudo. E quando as temperaturas sobem, a tendência é que as pessoas aumentem o uso do ar condicionado, principalmente quando estão dentro de um carro. O que muita gente não sabe é que o quanto antes você higienizar o seu ar condicionado, mais qualidade de vida você terá, uma vez que sujo, pode trazer problemas à saúde.

A.M.Marcelo, oficina mecânica especializada em veículos premium alerta os consumidores a fazerem uma manutenção preventiva no sistema de ar condicionado, antes da chegada do verão. “No inverno, o uso deste equipamento é muito menor e com o passar dos meses, há um acúmulo de sujeira que causam um odor desagradável e pode causar problemas respiratórios e de pele”, afirma José Manuel Veludo, gerente da oficina.

A manutenção preventiva geralmente é feita junto com as revisões do veículo, a cada 8 mil ou 10 mil quilômetros rodados, como é orientada pelo fabricante do veículo. Mas quando o período mais quente se aproxima, é importante fazer um check-up para analisar o filtro de ar, o filtro de cabine e a quantidade de gás.

“Se o seu carro está com odor forte saindo do ar condicionado, muitas vezes não adianta lavar o evaporador, é preciso fazer uma higienização completa com ozônio, para eliminar o mau cheiro”, conta Veludo, que recebeu nos últimos dias uma demanda de clientes que não querem esperar o auge do verão para deixar o carro em perfeitas condições de uso.

“Uma revisão completa no ar condicionado é rápida e, mesmo para carros premium o custo de manutenção é baixo, principalmente, quando não é feito no auge do verão e, pode trazer benefícios importantes para quem passa uma parte do tempo dentro de um carro”, finaliza o gerente da oficina.

Para melhorar ainda mais o uso do ar condicionado e evitar panes e os possíveis odores, é preciso adotar alguns cuidados especiais:

  • Evite usar o ar condicionado com o veículo desligado, pois pode consumir em excesso a bateria do carro. Além disso, ao ligar o motor, espere pelo menos 1 minuto para iniciar o uso
  • Ao deixar o carro no sol, não entre no carro e ligue o ar imediatamente para se livrar do calor. Nestes casos, é preciso abrir as janelas do carro, deixar o ar circular um pouco
  • Ao ligar o ar condicionado, não vá para a temperatura mais fria direto, vá diminuindo aos poucos para poupar combustível.
  • Ao atingir uma temperatura agradável, é indicado sempre deixar o recirculador aberto para renovar o ar interno
  • Deixou o ar desligado por muito tempo, o ideal é fazer uma manutenção preventiva para ver se está tudo certo para o uso.
Sem Comentários

Insira um Comentário