O porquê da troca do filtro de óleo do carro

O porquê da troca do filtro de óleo do carro

Especialista tira as dúvidas sobre quando, como e porque sempre deve se trocar filtro junto com óleo

Como é de teu conheciento, há quem diga, de forma popular, que trocar de óleo e não trocar o filtro pode se assemelhar a trocar de roupa sem tomar banho. Mas porque é tão importante trocar o filtro do óleo? Eu devo trocá-lo toda vez que faço a troca de óleo? Qual é a hora certa de fazer esse serviço no meu carro?

Muitas são as perguntas e, por isso, buscamos informações com especialistas e aplicadores para te orientar nesse momento. “Como orientamos, todos os carros devem fazer as trocas de óleo de acordo com o que orienta seu mecânico e nesse período é muito importante que o filtro também seja trocado. A deficiência na lubrificação do carro pode levar a prejuízos no motor que podem levar a gastos tão altos equivalentes a metade de um carro zero Km. Por isso, estar atento às orientações e prazos é tão importante”, explica Fred Andrade especialista do AutoZ

Mas, como saber qual o melhor prazo para a troca de filtro e óleo no meu carro? Existe casos e casos, para veículos que rodam longas jornadas e tem aquecimento do motor é um importante respeitar o prazo de 10 mil km. Já os que rodam dentro das cidades, mesmo que curtas distâncias, mas que encaram engarrafamentos em velocidades inconstantes e abaixo de 10km/h devem ficar atentos, pois o prazo para troca pode ser antes de atingir os 10 mil de rodagem. “Quando você fica nessa situação de “anda / para” o motor não alcança a temperatura correta para lubrificação e tudo que não é queimado (combustível, água) acabam se transformando em sujeira no cárter contaminando o óleo e deixando ele sem a eficiência que precisa ter para lubrificação”, conta Fred.

Outro caso são as pessoas que andam em estradas com muita poeira ou lama, isso requer um esforço maior e, portanto, uma lubrificação maior. “Para esses, a atenção é imprescindível. Quando a gente fala em troca de filtros, além do filtro de óleo devemos atentar para a verificação e substituição do filtro de ar e de cabine, que são responsáveis por reter impurezas externas. Filtro de ar saturado ocasiona perda de potência do motor e aumento no consumo de combustível. Filtro de cabine contaminado é um risco à saúde”, finaliza.

A escolha do filtro também pode influenciar. Seguir as orientações do manual do carro, ficar atento a como está utilizando seu carro, verificar seu óleo pelo menos uma vez ao mês e escolher produtos de qualidade podem ajudar a manter a vida útil do seu carro e reduzir manutenções e dores de cabeça.

Oferecimento:  www.autoz.com.br

 

Sem Comentários

Insira um Comentário