VAI passa a contar com função de gerenciamento de frota

VAI passa a contar com função de gerenciamento de frota

Funcionalidade permite que empresas e famílias tenham acesso a dados como relatório de uso e histórico de deslocamento dos veículos conectados

As vendas diretas já correspondem a 45% do total de emplacamentos de veículos em 2019, com índices de crescimento mês a mês, de acordo com dados da Fenabrave. Atenta a esse movimento e a consolidação das frotas empresariais no mercado, a Wings, empresa brasileira com longa experiência na comercialização e desenvolvimento de acessórios para automóveis, lança uma ferramenta de gestão de frota para o VAI Vehicle Artificial Intelligence). A partir de agora, todos os usuários do dispositivo de conectividade automotiva, desenvolvido em parceria com o centro privado de inovação, CESAR, e com a EMPRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, têm acesso à funcionalidade a partir de uma atualização do aplicativo.

De acordo com João Marcelo Barros, diretor da Wings, a novidade é uma resposta ao mercado e a demanda dos clientes. “Desde o lançamento do VAI tivemos uma procura substancial de empresas interessadas em utilizar a tecnologia para controlar as suas frotas e com a expansão do dispositivo no mercado essa procura só foi aumentando. Assim, decidimos investir no desenvolvimento de funcionalidades para atender este segmento e lançamos uma atualização que permite o controle de múltiplos veículos pelo aplicativo”.

Com o carro conectado à internet, via dispositivo, o responsável pela frota tem acesso a tudo o que acontece com o veículo. Pode-se obter relatórios de uso, histórico de deslocamentos, otimizar rotas e até mesmo conhecer hábitos de condução do motorista que podem elevar o consumo de combustível.

A princípio o serviço de gerenciamento de frota do VAI tem capacidade para atender até cinco veículos. Porém, a ideia é expandir a quantidade de carros em breve e incluir novas funcionalidades e interfaces de acompanhamento para atender novos perfis de usuários. “Hoje o foco dessa aplicação do produto é atender empresas com pequenas frotas e até famílias, mas, sem dúvidas, um próximo passo é ampliarmos o serviço para grandes empresas. Temos uma tecnologia disruptiva de conectividade para veículos que permite acesso a dados em tempo real e muitas destas informações são cruciais para um gestor de frota”, afirma João Marcelo Barros.

Outro grande benefício da utilização do VAI no gerenciamento de frotas é o sistema de inteligência artificial presente no dispositivo, que permite antecipar a necessidade de manutenções e programá-las antes que o problema se torne algo mais severo ao veículo. Dessa forma, o gestor tem uma visão mais sistêmica do processo de transporte e pode, com isso, buscar a melhoria contínua de todo o processo de logística.

Lançado em agosto do ano passado, o VAI é também uma alternativa de baixo custo ao seguro automotivo. O dispositivo conta com uma funcionalidade, denominada de Estacionamento Seguro, que notifica o condutor caso ocorra uma tentativa de partida do veículo.

Também é possível delimitar a área em que o carro pode circular. Por meio de um mapa, o motorista seleciona um perímetro permitido para circulação e é avisado caso ultrapasse essa fronteira. Há ainda uma função restringe a velocidade máxima por determinado período. Tudo isso com um tempo de resposta entre movimentação do veículo e a notificação de aproximadamente três segundos.

Sem Comentários

Insira um Comentário