Tecnologia: por dentro da frenagem autônoma

Tecnologia: por dentro da frenagem autônoma

O que é o AEB (Autonomous Emergency Braking – frenagem autônoma de emergência)

Como é de teu conhecimento, colisões frontais entre veículos e envolvendo pedestres são acidentes comuns no trânsito, sejam nas vias urbanas ou nas rodovias, e a principal causa geralmente é o espaço insuficiente de frenagem mantido pelos motoristas em relação às velocidades de tráfego. Foi justamente para reduzir esse tipo de acidente que a tecnologia automotiva desenvolveu o AEB (Autonomous Emergency Braking – frenagem autônoma de emergência), um sistema cada vez mais presente nos veículos.

A frenagem autônoma de emergência está na lista das tecnologias automotivas que tendem a se tornar essenciais na redução de acidentes e mortes no trânsito, uma vez que o comportamento humano ainda é o principal fator de colisões e, muitas vezes, a reação humana não é suficiente para evitar um acidente.

Como o AEB atua

Sensores do tipo radar e câmeras são instalados no veículo, em geral no retrovisor interno e também no para-choque dianteiro, voltados para a frente, analisando a área a ser trafegada a fim de identificar possíveis obstáculos. Caso o sistema identifique que há um veículo ou um pedestre à frente, muito próximo em relação à velocidade de tráfego, um alerta é emitido no painel para que o motorista reduza a velocidade a fim de manter um espaço seguro de frenagem. Caso o veículo à frente acione o freio de forma repentina, além do alerta, o sistema de freios poderá ser acionado de forma autônoma se o motorista não conseguir frear o veículo a tempo.

É importante ressaltar que, para reduzir o risco de atuação do AEB durante uma situação normal de trânsito, o sistema só atuará de forma autônoma se perceber que o motorista não reduziu a velocidade nem freou a tempo.

Benefícios do AEB

Com o AEB, é possível proporcionar maior segurança aos ocupantes do veículo, do veículo à frente e de pedestres, por meio de:

  • Redução da possibilidade de colisão traseira, devido à frenagem autônoma evitar o impacto.
  • Redução dos efeitos da colisão, graças à redução da velocidade no momento do acidente.
  • Redução de atropelamentos ou de efeitos de um atropelamento em um pedestre.
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