Setor Automotivo terá cartilha de boas práticas para orientar empresas na promoção da diversidade

Setor Automotivo terá cartilha de boas práticas para orientar empresas na promoção da diversidade

A publicação traz cerca de 200 sugestões que podem ser adotadas para fomentar a equidade entre gêneros e a inclusão de pessoas negras, com deficiência e de profissionais LGBT+, além da integração entre gerações 

Uma grande notícia no setor: o setor automotivo contará, em breve, com uma importante aliada para construir um ambiente corporativo mais igualitário e plural. Trata-se da Cartilha de Boas Práticas em Diversidade do Setor Automotivo, que será lançada durante o II Fórum AB Diversidade, promovido no dia 1º de novembro, em São Paulo, por Automotive Business, principal plataforma de informação para a indústria automotiva e de mobilidade.

A publicação traz cerca de 200 sugestões que podem ser adotadas pelas empresas para tornar suas equipes mais diversas e, assim, melhorar o impacto social, o potencial de inovação e a lucratividade dos negócios. As práticas estão divididas em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência, LGBT+ e gerações. Para cada um desses itens, a cartilha mostra diferentes formas de promover a inclusão.

Também há indicação de ações transversais para que as organizações desenvolvam uma cultura de acolhimento das diferenças e segurança emocional para seus colaboradores. Entre as propostas apresentadas, destacam-se, por exemplo, a ampliação da licença paternidade e a concessão deste direito aos casais LGBT+.

A cartilha também recomenda que o recrutamento e a seleção dos colaboradores não fiquem restritos aos estudantes formados em universidades de ponta, que muitas vezes são caras e pouco inclusivas a pessoas das diversas classes sociais. “Queremos ajudar as empresas que aderiram à jornada da diversidade, tanto as que estão iniciando quanto aquelas que estão mais maduras e precisam direcionar os próximos passos”, afirma Paula Braga, diretora executiva de Automotive Business.

Cerca de 30 empresas contribuíram para a construção desta cartilha. São organizações que fazem parte da Rede AB Diversidade, criada por Automotive Business, em parceria com o MHD Consultoria, para fomentar a diversidade e a inovação inclusiva no setor automotivo. Tanto a Rede quanto a cartilha contam com o apoio institucional da ONU Mulheres. Ambas iniciativas buscam gerar conhecimento sobre o tema e apoiar as lideranças na transformação de suas organizações.

Fórum AB Diversidade tem o objetivo de indicar os caminhos para criar um ambiente profissional mais plural. A programação inclui palestras que abordam assuntos como a equidade nas organizações e a força das empresas que têm a diversidade na essência.

Os participantes poderão conferir, também, a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women Empowerment Principles) para reforçar o compromisso com a equidade de gênero. Para prestigiar essa solenidade, estarão presentes a gerente da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, e a criadora e coordenadora do prêmio WEPs, Margaret Groff.

A agenda inclui ainda a apresentação de resultados da exclusiva Pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, que mostrará em que estágio a indústria está em aspectos como a representatividade de diferentes populações, a oferta de condições e salários igualitários e de oportunidade de ascensão profissional. As empresas que se destacarem no estudo pelos seus bons resultados e práticas, serão reconhecidas no evento com o Prêmio AB Diversidade.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Serviço:

II Fórum AB Diversidade 

Data: 1º de novembro (sexta-feira)

Horário: das 9h00 às 16h20

Local: Milenium Centro de Convenções – R. Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino

Sem Comentários

Insira um Comentário