Verificar sistema de suspensão garante férias mais tranquilas

Verificar sistema de suspensão garante férias mais tranquilas

Checagem é fundamental para evitar acidentes causados por componentes danificados e/ou desgastados

Enfim, mais um ano está acabando  e as tão sonhadas e merecidas férias estão se aproximando e, com elas, inicia-se a temporada de viagens. Mas, se você pretende pegar a estrada neste período lembre-se que é fundamental realizar uma revisão no veículo e, não menos importante, fazer a checagem completa no sistema de suspensão, a fim de evitar o risco de ficar parado no meio do caminho ou, até mesmo, precisar encerrar a viagem antes de chegar ao destino por conta de problemas mecânicos. Outra grave consequência ainda é a possibilidade de acidente devido a falhas em equipamentos. De olho nisso, neste mês de dezembro, a Monroe fornece várias dicas sobre manutenção.

Amortecedores são componentes que devem ser revisados, periodicamente, conforme orientação da montadora. “O ideal é consultar o manual do veículo, porém, de maneira geral, a Monroe recomenda verificar os amortecedores a cada 10 mil quilômetros, aproximadamente, além de revisar o sistema quando notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo. Afinal, rodar com o componente em situação de desgaste excessivo pode acarretar em graves acidentes, colocando os ocupantes em risco”, afirma Juliano Caretta, supervisor de treinamentos da Monroe.

A substituição das peças é indicada apenas quando os veículos apresentarem problemas no componente. Nestes casos, além de realizar a troca dos amortecedores, recomenda-se a substituição do coxim, batente e coifa. Vale destacar que a manutenção preventiva custa menos que a corretiva, gerando economia de até 30% do valor.

Conheça os riscos

Caso estejam danificados ou desgastados, os amortecedores podem comprometer a capacidade de frenagem do veículo, exigindo até 2,5 metros a mais de distância para a realização da frenagem completa estando a uma velocidade de 80 km/h. Além de ser um dos principais equipamentos de segurança do veículo, os amortecedores ajudam no conforto a bordo, evitando trepidações na carroceria e, consequentemente, minimizando o cansaço do motorista. Por isso, dê atenção especial ao componente e boa viagem.

Check-list exclusivo

A Monroe Axios e a Monroe Amortecedores estão comemorando aniversário de instalação no Brasil. São, respectivamente, 60 anos e 45 anos de história no País, o que consolida ambas as marcas como as mais tradicionais da indústria automotiva e de veículos comerciais. Para complementar essa comemoração, acaba de ser lançado o Check-list exclusivo Monroe, um material completo com todas as informações necessárias para a realização de um check-up veicular. Com o guia é possível saber: como reduzir custos com manutenção fora do orçamento, como garantir total segurança para o veículo e, também, como melhorar a dirigibilidade com os produtos exclusivos da marca. Para baixar o conteúdo e obter mais informações a cesse: https://materiais.monroe.com.br/checkup-exclusivo-monroe.

Além dos componentes de suspensão, é importante revisar freios, pneus, rodas e o sistema de direção. O motorista deve verificar ainda as lâmpadas externas e internas, o nível do óleo do motor, do líquido do radiador e do fluído de freio. O nível do recipiente de água e o estado de conservação das palhetas do limpador do para-brisa também devem ser inspecionados. Confira também o estepe, macaco e triângulo de sinalização. Para viagens noturnas, sempre tenha disponível, dentro do carro, uma lanterna.

Mais informações podem ser encontradas no site www.monroe.com.br, na página do Facebook www.facebook.com/MonroeAmortecedores ou por meio do serviço de atendimento ao cliente, no 0800-166-004.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário