Maranhão é o primeiro estado a receber novo bafômetro

Maranhão é o primeiro estado a receber novo bafômetro

O estado é o primeiro do país a utilizar a nova tecnologia para detecção de álcool no organismo que evita falsos positivos

Durante o mês de fevereiro, nas operações da Lei Seca, um novo e mais moderno bafômetro foi utilizado em algumas da série de blitz feitas no Maranhão. O Estado é o primeiro do Brasil a experimentar o  Saf´ir Evolution, homologado pelo Inmetro, em dezembro de 2019. O aparelho é portátil e usa a tecnologia de raio infravermelho para a detecção de álcool no organismo de uma pessoa. O seu principal diferencial é a precisão do teste, quando comparado aos aparelhos convencionais.

“Esse equipamento permite diferenciar o ar que está nos pulmões daquele que se encontra na boca, o que evita um falso positivo para alguém que, por exemplo, acabou de comer um bombom com licor ou usou enxaguante bucal à base de álcool,” explica Ubiratan Júnior, diretor da Orbitae, empresa de diagnóstico humano e forense, que representa o Saf´ir no Brasil.

O aparelho ainda possibilita a realização de cerca de 200 mil testes por ano, o que gera economia para o Estado. Além disso, ele pesa apenas 600 gramas o que facilita seu manuseio e utilização.

A parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) para uso do equipamento no Estado, ocorreu em função da atuação do órgão em ações educativas da Lei Seca e pelo trabalho de combate à alcoolemia.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário