Revisão de freio exige prévia verificação de peças

Revisão de freio exige prévia verificação de peças

Especialista orienta que a revisão seja feita desde a medição do disco de freio, verificação de lonas até o pré-assentamento das pastilhas

As pastilhas de freio do veículo merecem alguns cuidados na hora da manutenção. “Na hora da troca das pastilhas, é preciso ter cuidado para que não resulte em barulho”, relata Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP, mecânico premiado como Fera do Ano na promoção Feras da Oficina Nakata.

Antes de realizar o pré-assentamento das pastilhas, Neves recomenda, inicialmente, fazer uma revisão geral no sistema de freios. “É preciso verificar se não há algo solto, quebrado, se existem trincas ou fissuras e efetuar a medição do disco de freio para identificar se está abaixo da dimensão mínima recomendada. Se estiver abaixo, o disco deve que ser trocado”, alerta.

Na checagem do freio traseiro, ele sugere analisar se há comprometimento das lonas, pois se desgastada pode gerar sobrecarga no freio dianteiro.

“As pastilhas não devem ser desbastadas, pois este processo não elimina o chiado.” Neves explica isso é mito e que apenas retarda o efeito. “A parte central será superaquecida, ocasionando, assim, a perda de garantia da peça”, complementa.

Ele lembra também que antes de empurrar o êmbolo de volta para colocar a pastilha nova, é preciso abrir o parafuso de sangria para facilitar o serviço, principalmente em veículos com ABS.

Na revisão, é importante ainda regular o freio de mão, trocar o fluido de freio e usar um coletor para fazer o descarte adequado e, para não apresentar chiado, necessário comprar peças de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

Para fazer o pré-assentamento, Neves indicar dar uma volta com o veículo numa via, de preferência, com baixo trafego, acelerar o veículo até 60 km por hora e frear até praticamente pará-lo. “Repita a operação por três vezes. Se não ouvir nenhum chiado, o serviço ficou perfeito”, finaliza.

Sem Comentários

Insira um Comentário