Tecnologia alerta motoristas sobre sono e demais perigos

Tecnologia alerta motoristas sobre sono e demais perigos

Como reduzir acidentes e tornar o transporte de cargas e de pessoas mais seguro? Especialista em telemetria fala sobre o assunto

Preocupadas com altos índices de acidentes e violência nas estradas, empresas do setor de transportes e logística estão investindo, cada vez mais, em tecnologia. Assim, elas ainda conseguem até reduzir custos com manutenções e combustíveis.

A tecnologia utilizada é a telemetria veicular, ou seja, por meio de equipamentos embarcados nos barramentos CAN dos veículos (local por onde passam todas as informações), o gestor da frota, mesmo há quilômetros de distância, consegue saber tudo sobre o veículo e se o motorista está se comportando de forma segura.

Entre as vantagens da telemetria também está a geração de relatórios com dados preciosos para tomadas de decisões. É possível saber quanto uma empresa gasta com peças, se o motorista correu e freou bruscamente, se dormiu ou estava cansado e também se o consumo de combustível está elevado. Com esses dados, o gestor pode treinar motoristas e criar ações para redução de combustível, o que ajuda também o meio ambiente.

Com tanta inovação no setor, Alexandre Fagundes, executivo da MiX Telematics e especialista em telemetria, explica que hoje essa área mudou muito, ou seja, o gestor consegue até ver e falar com o motorista, em tempo real.

“Por meio de voz e imagens, a telemetria hoje é muito completa e, cada vez mais, trará facilidades e mais segurança para quem atua no segmento de transportes”, diz o especialista. “Desenvolvemos, inclusive, tecnologia para checar se os motoristas estão com sono. Para isso, o equipamento capta os movimentos do profissional e, ao saber que ele está desviando o olho da direção, o gestor emite alertas para acordá-lo e, assim, evitar acidentes”.

Com a telemetria por voz, o gestor alerta o motorista sobre perigos na via, como buracos, acidentes etc., bem como infrações cometidas durante a condução. Ainda aumenta o nível de segurança do motorista e da carga, pois permite comunicação direta com o condutor do veículo, que pode ser avisado sobre rotas específicas.

No caso de imagens, por meio de câmeras internas e externas nos veículos, é possível saber o que acontece durante a condução do veículo. Esse tipo de funcionalidade possibilita ver quais eventos e comportamento contribuíram para um acidente, pois as câmeras mostram evidências visuais que reconstituem as cenas que antecedem (ou não) o acidente ou infração de trânsito.

Sem Comentários

Insira um Comentário