Novo resultado do Latin NCAP: Kia Picanto (Morning) ganha, novamente, zero estrela

Novo resultado do Latin NCAP: Kia Picanto (Morning) ganha, novamente, zero estrela

O primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi divulgado hoje, sob o novo protocolo de avaliação, com um resultado decepcionante de zero estrela para o novo Kia Picanto (Morning)

O Kia Picanto, produzido na Coreia do Sul, com airbag apenas para o motorista como equipamento padrão, ganha zero estrela: 0% para Ocupante Adulto, 29% para Ocupante Infantil, 51% para Proteção de Pedestres e 7% em Assistência à Segurança. Nem o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) nem o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) são padrão. Os airbags laterais para a cabeça não estão disponíveis nem como equipamento opcional. O possível equipamento de airbag frontal duplo não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela.

O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha), devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero. O teste de chicote cervical (whiplash) também mostrou proteção cervical deficiente. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça. O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres.

Ricardo Morales, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “Este primeiro resultado do ano mostra, mais uma vez, as más práticas que alguns fabricantes estão realizando, oferecendo veículos com menores níveis de segurança e equipamentos na América Latina e no Caribe em comparação com outras regiões do mundo. É inaceitável que o mesmo fabricante tenha esse padrão duplo. Para que isso deixe de acontecer, é necessário que os governos promovam as informações independentes e transparentes do Latin NCAP ao consumidor e, assim, melhorem os níveis de segurança dos veículos da região”.
O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, Proteção de Pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela.

“É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe.”, explicou Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.

As informações sobre os níveis de segurança oferecidos pelos modelos devem ser obrigatórias em todos os mercados para que os consumidores da América Latina e do Caribe saibam que alguns modelos, que se assemelham ao mesmo modelo em outros mercados, proporcionam níveis de segurança muito mais baixos”.

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