Aumento da demanda no comércio no final de ano exige que pneus de caminhões estejam em perfeito estado

Aumento da demanda no comércio no final de ano exige que pneus de caminhões estejam em perfeito estado

Goodyear dá dicas para melhorar a autonomia dos pneus e, consequentemente, diminuir custos para condutores e das frotas

Concentrando duas das principais datas do comércio, o final do ano é tradicionalmente um período com maior demanda no transporte de cargas. E neste ano não será diferente, considerando o crescimento do e-commerce em razão da pandemia. Só no primeiro semestre de 2020, as compras online tiveram alta de 47%, a maior em 20 anos (pesquisa Ebit Nielsen). Diante deste cenário, que deve impactar em maior fluxo de veículos pesados nas estradas e nas ruas das cidades, é fundamental que os condutores fiquem atentos à manutenção dos caminhões e, em especial, dos pneus.

Por esse motivo, a Goodyear selecionou algumas dicas que contribuirão para melhorar a performance dos pneus e consequentemente dos veículos, diminuindo o número de paradas e, é claro, garantindo segurança ao condutor e à carga. O primeiro cuidado é com a escolha de um produto adequado ao tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar. Aqui é importante ressaltar que os produtos da Goodyear são produzidos de acordo com o perfil de cada aplicação: rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e severo. A Goodyear também oferece pneus de caminhões e ônibus desenvolvidos para a aplicação 100% fora de estrada.

Além da escolha dos pneus, confira abaixo algumas dicas importantes para cuidar deles, que equipam e trazem mais conforto, desempenho e segurança para os pesados:

Rodízio
O uso constante dos pneus pode acarretar desgastes irregulares e diferenças de profundidade de sulco na banda de rodagem. Para evitar essa situação, o ideal é fazer periodicamente seu rodízio entre os pneus. A recomendação é que a troca seja feita, em média, a cada 10.000 km rodados. Mas é sempre importante consultar o manual do veículo, pois nele geralmente há a recomendação do fabricante do veículo.

Os pneus recapados, porém, devem ser sempre usados nos eixos de tração e eixos livres. A legislação não permite que esse tipo de pneu seja utilizado nos eixos direcionais dos caminhões. Além disso, é um importante que o reformador seja certificado pelo Inmetro e que as bandas de rodagem sejam usadas com desenhos indicados para cada aplicação. A Goodyear tem um amplo portfólio de bandas pré-curadas para que o usuário encontre o produto mais adequado para cada tipo de aplicação, além de bandas para estágios mais avançados de vida da carcaça, as chamadas Bandas Light Goodyear. A rede credenciada de Recapadores Autorizados da empresa ainda garante o respaldo técnico necessário para proporcionar a mais alta qualidade na recapagem dos pneus.

Pressão baixa
Um pneu com a pressão correta contribui não só com sua vida útil, mas também com a segurança do condutor e a performance do veículo. A baixa pressão tem impacto negativo podendo aumentar o consumo de combustível e provocar aquecimento excessivo do pneu. Seu desgaste acelerado ainda pode comprometer a durabilidade de sua carcaça, o que resulta em menor número de recapagens.

Para evitar essa deterioração, o recomendado é que o condutor mantenha o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo fornecido pelo fabricante. Além disso, o respeito ao peso da carga transportada é fundamental.

A baixa pressão dos pneus pode ser causada por excesso de uso, vazamentos nas válvulas dos pneus ou até mesmo por uma montagem inadequada. Para evitar vazamentos é importante utilizar as tampas de vedação e checar se há bloqueios ou sujeiras nos bicos. Vale lembrar que, para verificar a pressão do pneu, ele deve estar frio; caso contrário, pode ocasionar a “sangria” (perda da pressão).

Pressão alta
Assim como a pressão baixa, a alta pressão do pneu tem consequências negativas para o veículo, aumento o risco de rompimento por impacto em desníveis ou buracos das vias. O excesso ainda pode ocasionar desgaste irregular, uma vez que o pneu tem maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, o que diminui sua performance e sua vida útil. Por esse motivo, é recomendável checar periodicamente a pressão do pneu, sempre respeitando os limites descritos em seu costado (lateral do pneu).

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