BMW Group Brasil implementa projeto para reinserir resíduos de PVC na produção

BMW Group Brasil implementa projeto para reinserir resíduos de PVC na produção

Reaproveitar resíduos de selante PVC como matéria prima inseri-los novamente na cadeia de criação de valor é o objetivo do Seal the Deal, mais um projeto da fábrica do BMW Group em Araquari

Com uma estratégia global com a sustentabilidade no centro de seus negócios, o BMW Group Brasil redesenha mais um processo interno em sua fábrica de carros em Araquari (SC) e implementa o projeto realizado com empresas parceiras consumidoras de pasta de PVC, incentivando a economia circular e as práticas sustentáveis com parceiros locais.
O selante de PCV é usado diariamente no processo de pintura dos carros produzidos na fábrica do BMW Group em Araquari e as sobras da substância durante o procedimento são inevitáveis – excedentes do processo gerados, por exemplo, em ações de manutenção dos equipamentos. Mas, apesar desses resíduos já terem a destinação adequada e sustentável – envio para blendagem e coprocessamento – o desafio foi criar oportunidades de economia circular e reinseri-los na produção. Esse é o Seal the Deal.

Essas sobras do selante de PVC são separadas de maneira estratégica e com cuidados específicos para garantir a sua qualidade e potencial de reuso. Depois disso, o material é destinado a empresas parceiras locais que utilizam o selante como matéria prima em seu processo produtivo.

O material pode ser usado para fazer diversos produtos como tapetes, carpetes, solas de sapato, cones de trânsito e até barracas para acampamento. Com a implantação deste conceito de expansão do ciclo de vida do selante o Seal the Deal tem o potencial global de impedir a emissão de mais de 2500 toneladas de gás carbônico em um ano e ainda evitar o consumo de 15 milhões de litros de água, referente ao material que seria adquirido de outra forma por empresas que usam o PVC como matéria prima.

O Seal the Deal é um dos vencedores de um desafio mundial que buscava iniciativas de inovação e teve o apoio do Accelerator Program do BMW Group, um programa de 12 semanas que tem como objetivo acelerar as ideias em um curto período.

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